O S vem suceder ao Urus original e declara 666 cv de potência.
Com o novo Urus S, a Lamborghini volta a inovar no restrito segmento dos super-SUV. E os cartões de visita desta nova versão são, no mínimo, impressionantes. O V8 biturbo viu a potência aumentar para os 666CV (850 Nm de binário), igualando o valor declarado pelo Urus Performante, o que proporciona uma relação peso/potência de apenas (para um SUV de cinco metros de comprimento) 3,3 kg/CV. A aceleração de 0-100 km/h é agora cumprida em em 3,5 segundos e os 0-200 km/h são alcançados em 12,5 segundos. Com uma velocidade máxima de 305 km/h, o Urus S imobiliza-se desde os 100 km/h em apenas 33,7 metros. O sistema de escape foi trabalhado para assegurar um acompanhamento sonoro mais distinto no arranque e um tom mais acentuado em cada modo de condução.
A suspensão do Urus S é pneumática adaptativa e o “piloto” pode escolher entre os modos de condução STRADA, SPORT, CORSA e EGO. A estes acrescem os modos de utilização fora de estrada (sim, o Urus é um SUV com algumas aptidões aventureiras): TERRA, NEVE e SABBIA.
Além das diferenças mecânicas já descritas, o Urus S também apresenta um novo design do para-choques dianteiro que também incorpora, de série, uma nova proteção inferior em aço inoxidável pintada a preto mate. Um novo capot em fibra de carbono pintada dispõe de saídas de ar em preto mate, com acabamento opcional em preto brilhante, na cor da carroçaria ou em fibra de carbono com acabamento brilhante ou mate. Um tejadilho opcional em fibra de carbono visível confere uma elegância atlética ao novo Urus S.
Atrás, a zona inferior pintada a preto mate apresenta novas saídas de escape duplas em aço escovado de série, com opção mate ou preto brilhante, ou ainda a opção Ad Personam em cromado brilhante. São propostas novas opções de jantes em alternativa às de 21’’ de série, incluindo as jantes Nath de 22’’ com acabamento polido e em titânio mate, enquanto as jantes Taigete de 23’’ podem ser selecionadas nas opções bronze ou com acabamento polido.
Na Europa, os preços do Lamborghini Urus S começam nos 195.538 euros, sem impostos…
FICHA TÉCNICA DO URUS S
Motor – 8 cilindros em V a 90°
Cilindrada – 3.996 cm3
Potência máxima – 490 kW / 666CV às 6.000 rpm
Tração – integral
Caixa de velocidades – automática de 8 velocidades
Velocidade máxima – 305 km/h
0-100 km/h – 3,5 segundos
0-200 km/h – 12,5 segundos
Travagem (100-0 km/h) – 33,7 metros
Comprimento – 5.112 mm
Largura – 2.018 mm
Altura – 1.638 mm
Travões – Discos de travão carbocerâmicos à frente e atrás
Jantes (de série) – 9,5Jx21’’ ET28 (frente) – 10,5Jx21’’ ET18 (atrás)
Pneus (de série) – PIRELLI PZERO 285/45 ZR21 (frente) – 315/40 ZR21 (atrás)
Peso – 2.197 kg
Depósito de combustível – 85 litros
Bagageira – 616 litros
Consumo médio (WLTP) – 14,1 lt/100 km
Emissões de CO2 de 320 g/km
Artigo por Rui Reis