
A visão de uma berlina desportiva 100% elétrica tem tração integral e 441 kW (558 cv) de potência.
Este novo “show car” da Volkswagen, que antevê uma berlina desportiva 100% elétrica de altas prestações, é baseado no novo ID.7. Embora o ID.X Performance demonstra o seu carácter desportivo e singular, através da sua imagem particularmente dinâmica e agressiva.
O exterior desta berlina totalmente elétrica apresenta uma série de características desportivas – tanto o defletor dianteiro como o difusor traseiro são produzidos em carbono. Os engenheiros incrementaram o ângulo de convergência em 80 milímetros e rebaixaram a suspensão, com molas especialmente rígidas, em 60 milímetros. Em conjunto com a unidade de tração, isto contribui significativamente para a performance, tornando o comportamento do veículo ainda mais ágil e eficaz.
O ID. X Performance está ainda equipado com umas impressionantes jantes de 20″ em liga leve com porca central e calçadas com pneus de competição de dimensão 265. Na traseira, uma asa em carbono, assegura o downforce necessário. Os grupos de luzes traseiras realçam o aspeto desportivo da berlina elétrica de alta performance. No interior do veículo, os ocupantes sentam-se em bancos de carbono, os quais proporcionam um apoio ideal mesmo numa condução mais dinâmica. Os detalhes em vermelho realçam as características desportivas do habitáculo.

O potente unidade motriz com dois motores elétricos que totalizam 441 kW (558 cv) de potência, conta ainda com uma função boost. No modelo ID.X Performance, a Volkswagen complementou o motor síncrono de funcionamento permanente no eixo traseiro com um motor assíncrono adicional no eixo dianteiro, criando assim uma configuração de tração integral. As vantagens deste tipo de propulsor são uma capacidade de sobrecarga de curta duração e perdas por arrastamento particularmente baixas. Por conseguinte, este tipo de motor é ideal para fornecer potência de forma imediata através de uma função boost. O binário é controlado pelo Vehicle Dynamics Manager, sistema que também gere o funcionamento do bloqueio do diferencial do eixo traseiro no ID.X Performance. A função é controlada através de um ecrã independente – com 17 centímetros de diagonal – posicionado na consola central.
A energia de propulsão dos dois motores é fornecida pela bateria de tração, a qual permite uma elevada potência contínua e tempos de carregamento curtos, com uma capacidade máxima de 200 kW.


A Volkswagen escolheu apresentar o ID.X Performance no âmbito do evento internacional ID. Treffen. Os entusiastas de automóveis elétricos, reuniram-se na margem suíça do Lago Maggiore, para falar sobre a sua paixão comum e participar em viagens conjuntas. O encontro foi iniciado e organizado por clientes ID., que são também membros do ID. Drivers Club. Em 2023, este encontro estabeleceu um novo recorde de participação com mais de 130 veículos. A equipa da marca Volkswagen esteve presente com vários especialistas e deu a conhecer a evolução atual da mobilidade elétrica. Para além do ID.X Performance, a Volkswagen também mostrou em Locarno outros modelos da família ID. A Volkswagen já tinha deixado os inúmeros fãs de veículos elétricos muito entusiasmados no ano passado, quando apresentou os show cars ID. XTREME e ID.Xcite.
Artigo por Rui Reis