A VW apresentou hoje à imprensa o renovado VW T-Cross e a New Men foi conhecer todos os detalhes do bem sucedido SUV compacto da marca de Wolfsburg.
Visual e tecnicamente melhorado, o mais pequeno dos SUV da Volkswagen volta a caracterizar-se por uma relação preço/performance/versatilidade particularmente atrativa, com preços a partir de 23.490€ (1.0 TSI 95 cv). Aliás, o Novo T-Cross é proposto com duas versões do eficiente motor 1.0 a gasolina, sobrealimentado, com tecnologia TSI: 95 cv e 115 cv. A nova gama disponibiliza quatro linhas de equipamento: T-Cross, Urban e as duas versões topo de gama Style (mais elegante) e R-Line (de inspiração desportiva). As cores Amarelo Grape, Azul Clear e Vermelho Kings também são novas.
Para além das significativas mudanças estéticas, com destaque para os novos para-choques dianteiro e traseiro, o T-Cross também foi alvo de um importante upgrade tecnológico. Assim, todas as versões recebem faróis de LED à frente e atrás e passam a contar com o Digital Cockpit de 8″.
A qualidade geral, em especial no interior, também deu um salto significativo, com materiais mais agradáveis ao toque um ar de sofisticação que o distingue dos demais concorrentes.
Novo nível T-Cross e aposta no Urban
Outra das novidades é a nova versão de acesso denominada, simplesmente, T-Cross. Apesar de representar a porta de entrada na gama, este novo nível de equipamento já inclui, entre outros, o reconhecimento de sinais de trânsito, o painel de instrumentos Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0’’) de diagonal, um ecrã do sistema de infotainment agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros. A versão T-Cross é propulsionada pelo motor TSI de 95 cv com caixa manual de 5 velocidades.
O nível de equipamento Urban está posicionado acima da versão de entrada e, segundo os responsáveis da marca, deverá ser a versão mais procurado no mercado nacional. Aqui, os novos detalhes de equipamento adicional incluem as jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, os projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e o Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. Destaque, ainda, para a alargada oferta de equipamentos de série, incluindo espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema ‘Keyless access’, câmara traseira de ajuda ao estacionamento e vidros traseiros escurecidos. O nível de equipamento Urban está disponível com as motorizações de 95 cv e de 115 cv, esta última com caixa de 6 velocidades e opção pela caixa DSG de sete velocidades.
As versões topo de gama Style e R-Line estão agora equipadas de série com os faróis IQ. LIGHT LED Matrix com funções de luz de curva e aptos para todas as condições climatéricas. As novas funções de iluminação também incluem animações de boas-vindas e de despedida. Adicionalmente, ambos os modelos de topo incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico (“Manila” para o Style, “Valencia” para o R-Line), bem como grupos de luzes traseiras LED com funções dinâmicas para os indicadores de mudança de direção e luzes de travão. O Novo T-Cross Style transmite elegância e estilo, enquanto o T-Cross R-Line sublinha o seu caráter desportivo através dos para-choques R-design. Ambas as versões estão equipadas de série com o motor TSI de 115 cv e transmissão DSG de sete velocidades.
O equipamento de infotainment melhorado dos dois modelos de topo inclui um ecrã tátil com uma diagonal de 23,4 cm (9,2’’), o Digital Cockpit Pro de 25,4 cm (10’’), Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto e uma interface para telemóvel.
Mais refinado
Ao volante da versão Urban de 95 cv, o T-Cross mantém todos os atributos que já lhe eram reconhecidos, mas acrescenta uma superior dose de refinamento e sofisticação. O painel de instrumentos digital resulta muito atrativo e o sistema de infotainment melhorado também é intuitivo e fácil de operar. O motor é solícito q.b. e, a não ser que queira tirar mesmo partido dos 20 cv extra ou não abdique da caixa DSG (só pode ser associada ao motor de 115 cv), esta versão de 95 cv serve perfeitamente os intentos de um cliente tipo, uma família jovem mais preocupada com o desenho exterior, a segurança e o espaço a bordo e na mala do que, acreditamos nós, nas prestações pura e duras. Na curta volta em torno da região da Azambuja, sobressaiu ainda a boa relação conforto/comportamento e a robustez do conjunto, mesmo em pisos que estavam longe de perfeitos.
Artigo por Rui Reis