
O equinócio de outono começa no dia 23 de setembro.
Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono. Inicia-se no dia 23 de setembro.
O equinócio de outono assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em setembro, no hemisfério norte, e em março, no hemisfério sul.
O outono do hemisfério norte é o “outono boreal”, enquanto o outono do hemisfério sul chama-se “outono austral”.
A estação do outono traz consigo, normalmente, mais frio e chuva. As folhas mudam de cor, ficando nuns tons amarelados e avermelhados, resultado da menor incidência de luz solar e diminuição da produção de clorofila. Algumas árvores começam a perder as folhas, um mecanismo de proteção da planta.
A chegada do outono marca o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas.
O outono é uma época propícia para passear por regiões serranas, incluindo a Serra da Estrela ou Gerês. Já no Algarve, as temperaturas ainda estão boas o suficiente para uns dias de praia, nem que seja para molhar os pés na água. Na Nazaré, há as ondas gigantes. Muitos surfistas escolhem o mês de outubro para viajar até à praia do surf radical.


Mais a Norte, na região do Douro, durante esta época há a oportunidade de desfrutar de paisagens lindas e de um visual especial oferecido pelas vinhas. A vindima, período de colheita das uvas, abrange o final de agosto até o mês de outubro.
Ainda no Outono, mas no mês de Novembro, os portugueses festejam uma data muito tradicional – o dia de São Martinho. A tradição da data, comemorada a 11 de Novembro, manda que, de norte a sul, se comam neste dia castanhas assadas, se beba vinho novo e água pé. A verdade é que, desde que começa o outono, os vendedores de castanhas instalam-se nas ruas portuguesas.
Há quem diga que o outono é a estação das mudanças: o pelo dos animais começa a cair e a mudar, o cabelo das pessoas começa a cair com mais densidade, os miúdos voltam à escola. Assim, é para muitos a melhor estação.
Em Portugal, o outono termina a 21 de dezembro, dando lugar ao inverno.