Fizemos uma antevisão do que poderá encontrar neste novo modelo
Sabemos que setembro é o mês do lançamento de um novo smartphone da Apple. Ainda o ano passado tal aconteceu, com o iPhone 11.
Em condições “normais”, seria de prever a saída de um novo modelo daqui a 2 meses.
No entanto, o novo coronavírus pode muito bem atrasar este processo, visto que as restrições a que ele obriga, podem influenciar o tempo de produção, e de transporte de material e pessoas.
Ora, isso não impede os especialistas de imaginar como será este novo gadget, e que especificidades novas poderá trazer. Muito pelo contrário. Parece que quanto mais sofrido, mais apetecido. Não é verdade?
Trazemos-lhe as previsões dos entendidos da tecnologia, acerca do novo iPhone:
Nome: o próprio nome do modelo é mera especulação. Mas, tendo em vista que o ano passado saiu o iPhone 11, é quase certo que o próximo modelo será o iPhone 12.
Modelos: a previsão é que o iPhone 12 terá quatro modelos diferentes: dois de alta gama, à semelhança do que aconteceu com o iPhone 11 Pro, e iPhone 11 Pro Max; e dois modelos mais básicos – também como aconteceu com o iPhone 11.
Preço: e quanto é que vai custar este novo brinquedo, afinal? Baseando-se nos valores do modelo anterior, estimam que os modelos mais básicos rondarão os 800 e os 1000 euros, e os mais avançados entre os 1300 e os 1700 euros.
5G: espera-se que todos os modelos do novo iPhone estejam preparados para a tecnologia 5G, e este é o fator que mais influenciará o preço dos novos smartphones Apple, daqui para a frente.
Design: vários rumores apontam para um novo design, algo que não acontecia desde o iPhone 6. Algumas das previsões são: um tamanho diferente, e um ecrã mais fino do que o do iPhone 11, e o regresso das frames de alumínio mate, características do iPhone SE.
O Processador: eis uma das grandes novidades. Tudo aponta para que o iPhone 12 tenha o processador mais poderoso alguma vez feito para um smartphone. Nada mais, nada menos, do que o chip A14 de 5nm.
Como é que sabemos disto? No seu relatório, a TSMC (empresa tecnológica que produz processadores para a Apple, e outros clientes) confirmou que os chips de 5nm chegarão aos smartphones em breve. Vai mais longe, ainda, ao afirmar que contribuirão para a receita da TSMC no outono…
Este novo processador terá um desempenho 15% mais rápido, e um consumo de energia 30% menor, quando comparado com o processador de 7nm, o que se traduz em maior qualidade de câmara para o iPhone 12, e muito espaço extra para tecnologias do tipo VR e AR (respetivamente virtual reality e augmented reality, em inglês).
Outras características previstas são:
6GB de RAM;
Display OLED com um refresh rate de 120Hz;
Touch ID in-display e FaceID;
Bateria de 4400 mAh;
Quatro câmaras (modelos alta gama), com a principal câmara a ter resolução de 64 megapixéis;
Sensor 3D do tipo ToF (Time-of-Flight);
Modo Noite na câmara frontal;
Carregamento ultrarrápido USB-C.
Este artigo foi escrito por Sofia Benedito