
Para Portugal e em força! Este parece ter sido o lema dos dois grandes grupos automóveis franceses. Se a PSA, através, Peugeot acaba de anunciar a chegada dos renovados SUV 3008 e 5008, já o Grupo Renault, através da marca Dacia, dá a conhecer os novos Sandero e Sandero Stepway. Uma ofensiva de peso… e de preço!
O mercado dos automóveis novos continua em retração e a ressentir-se dos efeitos da crise pandémica, mas os construtores não abrandaram o ritmo de novidades e os lançamentos comerciais. Talvez seguindo a máxima “parar é morrer”, não há semana que não traga uma mão cheia de novos modelos, de antevisões ou de notícias de mais uma versão, de formato de carroçaria ou de uma motorização inovadora.

Voltando a repetir a fórmula “bom e barato”, que já mostrou ser um sucesso ao catapultar a Dacia para o topo das vendas as particulares na Europa, a marca aposta no lançamento da terceira geração do Sandero e do Sandero Stepway. E antes mesmo de nos debruçarmos sobre os atributos técnicos, as anunciadas evoluções qualitativas ou o prometido salto tecnológico, focamos as nossas atenções no preço. É que o novo Sandero vai estar disponível nos concessionários a partir de janeiro com um preço base de 9000€. Sim, menos de 10 000€ por um automóvel novo! E não julgue que ao adquirir o automóvel novo mais barato à venda em Portugal terá de abdicar de todos os elementos de conforto e segurança imagináveis. O que é igualmente incrível é que esta versão, naturalmente apelidada Access, já inclui itens tão invulgares como as luzes diurnas em LED com acendimento automático, o computador de bordo, o limitador de velocidade ou o Sistema de travagem de emergência ativa (AEBS).
Ok, afinal consegue espremer mais uns euros e chegar ao nível de equipamento intermédio Essential. O preço continua abaixo da barreira psicológica dos 10 000€ e já conta, entre outros, com um sistema multimédia.
Obviamente que para manter esta relação preço/equipamento terá de se contentar com o motor de acesso 1.0 SCe de 65 cv, mas a escolha é bem mais ampla e inclui ainda o TCe de 90 cv (apenas disponível no nível mais elevado Confort por 13 250€), o TCe 90 com caixa automática CVT (14 550€) e uma variante bi-fuel (gasolina e GPL) com o TCe de 100 cv, que começa nos 11 500€ (Essential).
Já a bem-sucedida variante Stepway, de cariz mais aventureira e com 174 mm de altura ao solo (mais 41 mm do que o Sandero), está disponível desde os 13 250€. Mas a versão que nos parece mais interessante, com a motorização bi-fuel TCe 100, custa apenas mais 250€ 13 500€, com vantagens acrescidas nas prestações e, acima de tudo, na economia de utilização.
Renovados Peugeot 3008 e 5008

Já a aposta da Peugeot não é tão focada no preço, mas antes na sofisticação e no arrebatador desenho dos renovados SUV 3008 e 5008. Esta atualização estética é especialmente evidente na região dianteira, muito mais atual e devidamente alinhada com modelos recentes como o 2008. O habitáculo também foi modernizado e o conteúdo tecnológico reforçado com um i-cockpit assente num painel de instrumentos integralmente digital personalizável e num ecrã tátil de maiores dimensões (10”) com várias teclas de acesso direto, uma solução que, felizmente, ainda reúne adeptos dentro dos centros de estilo da marca.
Dinamicamente, as alterações são bem mais subtis. A gama de motores é muito idêntica, com a versão a gasolina 1.2 Puretech de 130 cv a fazer a honras da casa e a reunir, juntamente com o bloco Diesel 1.5 BlueHDI de 130 cv, o grosso das vendas. A oferta de motores exclusivamente a combustão culmina com o 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e o 2.0 BlueHDI com igual potência. Estas duas, associadas à caixa automática de 8 velocidades EAT8.
No caso do 3008, a Peugeot oferece ainda duas alternativas híbridas plug-in. A mais acessível 4×2 conta com 1 motor elétrico, anuncia 225 cv de potência combinada e uma autonomia no modo EV de 56 km. Já a versão 4×4, com dois motores elétricos, debita 300 cv e consegue, segundo a marca, cumprir 59 km em modo exclusivamente elétrico.
Quanto a preços, no caso do 3008 estes começam nos 32 450€ e podem chegar aos 45 620€. Se optar pelas versões híbridas, estes custam, respetivamente, 46 635€ (4×2) e 56 685€ (4×4). Já o renovado 5008, com sete lugares, começa nos 34 160€ e sobe até aos 54 440€.
Este artigo foi escrito por Rui Reis