Às 02h00 da madrugada de domingo, os relógios em Portugal Continental e na Madeira atrasam uma hora. Nos Açores atrasa à 01h00.
Portugal Continental e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores vão dar, este fim de semana (28 e 29 de outubro), as boas-vindas ao horário de inverno com a tradicional mudança de hora. À medida que a temporada de verão se despede, os relógios vão ser atrasados em 60 minutos (1 hora), marcando assim o início do horário de inverno.
Este domingo (29 de outubro), os ponteiros dos relógios em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira deverão ser atrasados às 02h00 da madrugada, passando para a 01h00, o que acabará por oferecer uma hora extra aos portugueses neste fim de semana. Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança vai ocorrer mais cedo e quando for 01h00 da manhã de domingo, os relógios deverão ser ajustados para as 00h00.
Esta mudança de hora é regulada por uma diretiva comunitária de 2000, que estabelece que todos os anos os relógios devem ser adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março (horário de verão) e no último domingo de outubro (horário de inverno). Esta prática tem como objetivo otimizar a utilização da luz natural durante os diferentes períodos do ano, de maneira a contribuir para uma gestão mais eficiente do tempo e da energia.
É por isso importante relembrar os portugueses para ajustarem os seus relógios, de maneira a que aproveitem o único fim de semana do ano que tem 49 horas e para quem tem algum compromisso agendado não chegue uma hora mais cedo e não perca assim tempo desnecessário.