HÁ UMA NOVA VARIANTE DA COVID-19 E TEM O DOBRO DAS MUTAÇÕES DA DELTA

ANTÓNIO MENDONÇA FOI RECEBIDO NO ALMOÇO-DEBATE DO INTERNATIONAL CLUB OF PORTUGAL
25 de Novembro, 2021
DEZEMBRO É MÊS DE ESTREIAS NO TEATRO NACIONAL D. MARIA II
25 de Novembro, 2021

HÁ UMA NOVA VARIANTE DA COVID-19 E TEM O DOBRO DAS MUTAÇÕES DA DELTA

Fonte: wort.lu

Foi descoberta uma variante da Covid-19 com o dobro das mutações da Delta. 

A comunidade científica está em alerta mais uma vez, depois de ter sido detetada no Botsuana, em África, uma nova variante da Covid-19, com um número alto de mutações, que podem criar problemas ao sistema imunitário. Os especialistas acreditam que esta estirpe pode comprometer a eficácia das vacinas atualmente existentes, que não consegue responder tão eficazmente ao SARS-CoV-2. 

A nova variante foi descoberta a 11 de novembro, no Botsuana, pelo virologista do Imperial Collge London, Tom Peacock. Apesar de registar, para já, um número reduzido de infeções, a variante B.1.1.529, um desdobramento de uma variante antiga chamada B.1.1, apresenta 32 mutações, o dobro das 16 identificadas na variante Delta e foi detetada na África do Sul, no Botswana e em Hong Kong.  

A Comissão Europeia vai propor a suspensão de voos da África Austral com destino à União Europeia. “A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados-membros, ativar o travão de emergência para parar as viagens aéreas da região da África Austral devido à variante de preocupação B.1.1.529”, indicou Ursula von der Leyen, numa curta publicação na rede social Twitter.

Este travão de emergência, implementado na UE devido à pandemia de covid-19, procura fazer face a situações preocupantes, como novas variantes, permitindo aos Estados-membros o endurecimento de medidas para travar a progressão do coronavírus SARS-CoV-2.

Texto escrito por Maria Ana Tojo

Toyota RAV4
Slider