A partir de 19 de abril já pode conhecer o Skoola.
O Village Underground Lisboa vai abrir os autocarros e contentores para formadores como Karlon, Batida, Rui Miguel Abreu, entre outros. O objetivo é chegar a jovens entre os 10 e 18 anos e serem residentes da zona de Lisboa. A inscrição é feita através do e-mail: ola@skoola.pt, enviando o nome, idade e gostos musicais.
Em relação ao projeto é importante referir que “a Skoola é uma academia onde não há um professor, há muita gente com quem aprender, onde o desenho curricular alia o fazer música ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, e onde as aprendizagens decorrem dos objetivos de cada participante. É um modelo totalmente diferenciado de educação não-formal em que o foco é o jovem participante enquanto construtor do seu próprio conhecimento”.
Há ainda bolsas disponíveis para que todos possam participar em ciclos ou bootcamps independentemente da situação financeira. Este é um projeto que procura levar a música até todos e criar oportunidades para fomentar aprendizagens.
“O Instituto Politécnico de Lisboa é o parceiro responsável pela definição do modelo de ensino-aprendizagem a implementar na Academia, bem como pelo acompanhamento e monitorização da sua implementação, a formação dos professores e a divulgação científica, nacional e internacional, dos resultados do projeto. A aprendizagem organiza-se em torno de 3 grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento do pensamento teórico: produção e DJing; criação e composição; performance”, diz ainda o Village Underground em comunicado.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira