O grande objetivo da empresa norte-americana (Google) é combater a desinformação e melhorar a qualidade das informações online.
A Google anunciou recentemente a disponibilização de três novas ferramentas projetadas para combater a desinformação e melhorar a qualidade das informações encontradas no online. Estas inovações foram divulgadas durante o evento ‘Fighting Misinformation Online’, que é realizado numa parceria conjunta entre a Google, o YouTube e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Uma das novas funcionalidades é denominada de ‘Sobre Esta Imagem’, que oferece aos utilizadores uma maneira mais fácil de verificar a credibilidade e o contexto das imagens encontradas online em todo o mundo. Isto representa um passo importante na luta contra a disseminação de imagens manipuladas ou falsas.
Outra das novas ferramentas da Google é o ‘Fact Check Explorer’, que agora inclui a pesquisa de imagens, o que permite aos jornalistas e aos verificadores de factos investigarem a fundo imagens e tópicos, auxiliando desta forma na identificação de informações enganadoras.
A terceira funcionalidade é a ‘Experiência de Pesquisa Generativa’, que faz uso da Inteligência Artificial (IA) para fornecer informações mais detalhadas sobre as fontes de conteúdo online. A Google está a explorar como a IA generativa pode realizar pesquisas por conta própria e ajudar os utilizadores a obter informações confiáveis.
Para além destas novas ferramentas, um estudo da Public First destaca o potencial da IA generativa para impulsionar a economia portuguesa. Segundo esse estudo, a IA generativa tem o potencial de aumentar a economia de Portugal em 15.000 milhões de euros (15.000.000.000€), o que equivale a 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Esta tecnologia também poderá economizar mais de 80 horas por ano para cada trabalhador, permitindo que os mesmos se concentrem em tarefas mais produtivas e criativas.
A implementação da IA generativa nas empresas também pode “ajudar na monitorização preventiva dos riscos e na melhoria das competências dos trabalhadores em matéria de cibersegurança”, onde “Portugal poderá mitigar 690 milhões de euros [690.000.000€] de riscos de cibersegurança”, refere o respetivo estudo, que também revela que a maioria dos trabalhadores em Portugal (86%) acredita que “as ferramentas generativas de IA irão ajudá-los a ser mais produtivos, sendo que este valor sobre para 91% por parte dos trabalhadores de escritório”.
Estas inovações da Google e a implementação da IA generativa têm o potencial de combater a desinformação, de impulsionar o crescimento económico e de melhorar os desafios sociais em Portugal.