Após a 4ª posição conseguida em 2020 e 2021, João Almeida procura contrariar o favoritismo de Primoz Roglic e de Remco Evenepoel, nesta edição do Giro.
João Almeida, ciclista português de 24 anos de idade a representar a UAE Team-Emirates, procura atingir o pódio, depois de, em 2020 e 2021, atingir a quarta posição da classificação geral. No entanto, este ano terá um forte leque de concorrentes.
Os grandes candidatos à vitória desta edição do Giro
Com Remco Evenepoel – atual campeão mundial – e o esloveno Primoz Roglic, tricampeão da Volta à Espanha (2019, 2020 e 2021) a destacarem-se como claros favoritos, eis que existem outros nomes que prometem dar que falar no decorrer da prova.
O primeiro deles é mesmo o de João Almeida, após o 3º lugar na Volta à Catalunha – prova dominada por Evenepoel e Roglic -, o ciclista natural das Caldas da Rainha promete ser uma séria ameaça a dois “cabeças de série”. No entanto, nomes como o de Rigoberto Uran ou de Geraint Thomas também está na rota da frente.
Percurso, etapas e programação do Giro’23
O percurso desta edição do Giro d’Itália contém três etapas de contrarrelógio individual, sendo que um deles é nas montanhas, na 20ª etapa. Posto isso, haverá seis etapas – 7 (Gran Sasso), 13 (Crans-Montana), 16 (Bondone), 18 (Val di Zoldo), 19 (Tre Cime di Lavaredo) e 20 (Lussari) – que terminam nas montanhas, enquanto outra termina numa pequena planície, após uma subida montanhosa.
Contudo, a 13ª etapa contempla-nos com a parte mais alta de toda a prova, com 2.470m de altitude em Col du Grand-Saint-Bernard, na fronteira entre a Itália e a Suíça.
Onde poderei assistir ao Giro d’Italia 2023?
A transmissão do Giro d’Italia poderá ser acompanhado em direto e, em exclusivo, no Eurosport.
Saiba mais sobre Desporto, clicando aqui.
Créditos de imagem de destaque: AFP