E não é preciso mudar de tarifário.
Sejamos francos: hoje em dia é impossível viver sem internet. Em casa utilizamos o Wi-Fi e na rua utilizamos os dados móveis. Porém, ao contrário da internet de casa, os dados móveis são limitados e as aplicações que utilizamos são os grandes culpados.
As operadoras de telecomunicação dispõem de vários tipos de pacotes, mas se não está nos seus planos fazer uma alteração de tarifário, pode optar por estratégias para poupar os dados móveis.
UTILIZE O WI-FI SEMPRE QUE POSSÍVEL
Esta é a mais básica. Por que razão haveria de gastar os seus preciosos dados móveis se tiver Wi-Fi? Se precisar de usar internet, antes de ligar os dados móveis, veja primeiro se não há ligações Wi-Fi.
CUIDADO COM AS ATUALIZAÇÕES
Não faça atualizações de sistema do dispositivo com os dados móveis, pois é um processo que consome imenso os dados móveis. Nas definições do sistema, selecione a opção para que essas atualizações sejam feitas apenas quando há Wi-Fi.
DESCARREGUE MAPAS COM ANTECEDÊNCIA
As aplicações de GPS gastam consomem imensa internet. No caso do Google Maps, não precisa de ter os dados ligados durante todo o seu percurso. Pode também descarregar previamente o mapa antes de sair de casa e ficar sem ligação ao Wi-Fi. Quando tiver a aplicação aberta, selecione “Mapas Offline” e grave a área pretendida.
DOWNLOAD AUTOMÁTICO DE IMAGENS
Faça um favor a si mesmo e desative o download automático de imagens. Normalmente quando recebe uma imagem ou vídeo por WhatsApp ou por Messenger, é feito automaticamente o download para a galeria do seu telemóvel. E esta funcionalidade gastará os seus dados móveis. Opte por descarregá-los só quando tiver uma ligação Wi-Fi.
DESATIVE AS NOTIFICAÇÕES
Cada vez que receber uma notificação, saiba que foram utilizados dados móveis. Se desativar esta sincronização, terá apenas de ir consultar a aplicação de cada vez que quiser saber se tem novas informações.
Artigo por Yauri Neto