Gambito de Dama é a nova série da plataforma de streaming que tem sido tendência.
De certeza que tem aquele amigo que já lhe falou da série Gambito de Dama. Pois é, a nova série tendência da Netflix tem vindo a deixar os portugueses presos ao sofá em dias de recolher obrigatório. Protagonizada por Anya Taylor-Joy a nova minissérie da plataforma de streaming segue a vida de uma jovem órfã prodígio do xadrez.
Baseada no romance the Queen’s Gambit de Walter Tevis, publicado em 1983, a série com nome de uma das primeiras jogadas de xadrez conta a história de ascensão de uma órfã que se transforma numa das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Depois de sair do orfanato e ser adoptada, Beth consegue vencer várias partidas de xadrez, num mundo principalmente dominado por homens. À medida que vai subindo na carreira, Beth isola-se cada vez mais do resto do mundo, e ao longo da minissérie, são abordados temas importantes como o vício ou feminismo.
Gambito de Dama retrata a cultura hippie dos anos 60, numa altura em que as relações entre os EUA e a União Soviética eram controversas. Para a atriz Anya Taylor-Joy representar Beth foi necessário aprender a jogar xadrez e ler sobre o tema do alcoolismo.
Sem séries na sua wishlits? Gambito de Dama pode ser uma boa forma de o deixar colado ao ecrã. A minissérie tem disponíveis sete episódios que prometem animar o seu fim-de-semana.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino