Depois de meses (ou anos) de concepts, teasers, imagens parciais e informações dadas a conta-gotas, heis que a Renault divulga, finalmente, as imagens do R5 elétrico que será comercializado em setembro próximo.
O show-car do R5 foi apresentado em janeiro de 2021, mas tivemos de esperar até fevereiro de 2023 para conhecer as imagens da versão de produção do Renault 5 E-Tech, o primeiro modelo inteiramente concebido com base na AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B.
Esta assegura vários atributos: um piso plano, uma distância entre eixos longa (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg). Em termos das restantes dimensões, o R5 elétrico tem 3,92 metros de comprimento (mais 30cm do que o Twingo e 9 cm mais curto do que o Clio) e vias especialmente largas: 1,55m à frente e 1,53, atrás.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico apresenta um novo carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid). Este sistema pioneiro está destinado a ser amplamente utilizado. Tornará o veículo um verdadeiro interveniente no ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade isenta de carbono. Os utilizadores beneficiarão, assim, de economias significativas nas suas faturas de eletricidade.
Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, nos quais se baseia. Mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado, preferida pela Renault. Como não tem ímanes permanentes, não utiliza terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. Aproveitando a experiência dos seus antecessores em termos de durabilidade, o motor estará disponível com três potências: 110 kW (150 cv), 90 kW (122 cv) e 70 kW (95 cv).
Divertido, eficiente, icónico…
Segundo a Renault, o 5 E-Tech 100% elétrico será um automóvel polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg, uma raridade no segmento dos citadinos elétricos.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico estará disponível com duas baterias de iões de lítio. A maior, que será a única disponível na altura do lançamento no mercado, tem uma capacidade de 52 kWh e uma autonomia de até 400 km WLTP. A segunda, tem uma capacidade de 40 kWh para uma autonomia de até 300 km WLTP. Ambos utilizam a tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), para obter a melhor densidade energética do mercado atualmente.
Uma das características que mais se destaca no novo R5 E-tech é a extrema agilidade, graças a uma suspensão dianteira otimizada, a um raio de viragem reduzido e a uma suspensão traseira multi-link, inspirada nos segmentos topo de gama e que proporciona níveis de aderência à estrada e desempenho até agora desconhecidos neste segmento. Tudo isto traduz-se num prazer de condução excecional, sem renunciar ao conforto.
R5 elétrico em… 1974
Sempre à frente do seu tempo, o Renault 5 foi o primeiro automóvel a baixar a média de consumo de combustível da simbólica marca dos 5 litros/100 km a 90 km/h… E sabia que o R5 original chegou a estar disponível em versão elétrica já em 1974, com uma autonomia de 110 km! Marcou, também, o início do eco-design, com um tejadilho feito de fibras naturais, coladas para melhorar a insonorização, o espaço interior, o design e o consumo de combustível. Visionário até ao fim, lança um último desafio em 1986, aventurando-se na economia circular, com modelos Renault 5 recondicionados.
Sempre virado para o futuro, e juntamente com os serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia o Reno, um avatar interativo que é também um companheiro de viagem inteligente e útil. Desenvolvido pela Renault para proporcionar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e mais intuitiva, o Reno tem uma verdadeira personalidade. Concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador (por exemplo: “Ei Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a autonomia?”), este sistema confere ao automóvel uma assinatura relacional plena de empatia.
Artigo por Rui Reis