A radioatividade é um fenómeno natural, mas que tem vindo a ser trabalhado ao longo dos anos. A cientista Marie Curie foi quem fez as primeiras perguntas e deu as primeiras respostas sobre este assunto.
Marie Curie é a inspiração para o filme que estreia em Portugal dia 3 de Setembro. Curie viveu a vida em França e foi pioneira no mundo da radioatividade. Ao longo da sua vida venceu dois prémios Nobel, na área de física, e outro na área de química. A britânica Rosamund Pike é a atriz que irá interpretar a personagem.
As suas descobertas foram essenciais para o mundo e para a radioatividade como a conhecemos hoje. Marie também marcou a história das feministas. Acima de tudo, a cientista acredita que o mundo se muda através das ações. Em 1995 foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris e reconhecida pelo seu mérito.
A realizadora iraniana MarjaneSatrapi já impressionou o público com o filme Persepólis. O seu trabalho procura falar de mulheres poderosas e influentes.
No filme iremos também conhecer um pouco da sua vida familiar. Irene Curie, filha de Marie, foi também vencedora de um prémio Nobel.
O filme que já estreou no estrangeiro vai agora estrear nos cinemas UCI e NOS.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira