A 20ª edição do festival vai passar pela Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Ideal e pela Cinemateca Portuguesa.
O festival internacional de cinema arranca esta quinta-feira, dia 6 de outubro, com mais de 200 filmes e propõe duas retrospetivas, nomeadamente sobre o passado colonial de França e Portugal, com o título “A questão colonial”. A 20ª edição do festival começa com uma atuação de Lula Pena e com o filme “Terminal Norte”, da realizadora argentina Lucrecia Martel.
O DocLisboa contará com 44 filmes portugueses, entre os quais “O que podem as palavras”, sobre o livro “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Também será apresentado no festival o filme “Onde fica esta rua? Ou sem antes nem depois”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que remete para “Os Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha, e para “Objetos de Luz”, de Acácio de Almeida e Maria Carré, que encerrará o DocLisboa.
O filme, de Luísa Marinho e Luísa Sequeira, coloca as escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em diálogo com a poeta Ana Luísa Amaral sobre o processo criativo e o impacto daquela obra na sociedade portuguesa e no movimento feminista internacional.
Da programação fazem parte também “Everything will be ok”, de Rithy Panh, sobre democracia e totalitarismo, feito apenas com recursos a pequenas figuras e bonecos, e que foi premiado este ano em Berlim, e “The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice Krafft”, documentário de Werner Herzog dedicado a um casal de vulcanologistas franceses.
O filme “Mr Landsbergis”, do realizador ucraniano Sergei Loznitsa que retrata o antigo presidente lituano Vytautas Landsbergis também estará presente no festival. O DocLisboa também exibirá o “Un Couple”, do documentarista Frederick Wiseman, que conta a história da “relação conturbada de Lev e Sofia Tolstói”.
Também no DocLisboa será exibido o filme coletivo “O regresso de Amílcar Cabral” (1976), de Djalma Martins Fettermann, Flora Gomes, José Bolama Cubumba, Josefina Lopes Crato e Sana na N’Hada.
O festival DocLisboa decorrerá até ao dia 16 de outubro e vai passar pela Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.