Se é amante de viagem e também de música, este é o artigo ideal para si.
Devido à pandemia, os festivais de verão deixaram de existir. Agora regressam com toda a força para compensar os dois anos de paragem obrigatória.
Embora em Portugal haja bons festivais, lá fora existe uma variedade de encontros sonoros combinando com a singularidade de cada cidade e país. Portanto, esta é uma excelente desculpa para explorar o mundo.
Rock in Rio – Lisboa, Portugal
Depois de vários adiamentos devido à Pandemia, 2022 será marcado pelo regresso do Rock in Rio. De 18 a 26 de junho, o Parque da Bela Vista será o ponto de encontro de todos os amantes da música. Durante dois fins-de-semana, nomes como Black Eyed Peas, Jason Derulo, Post Malone, Anitta, Duran Duran, entre outros vão conquistar a cidade portuguesa com mais de 12 horas por dia de puro entretenimento.
Mad Cool – Madrid, Espanha
Para além de música, o Mad Cool junta também moda, gastronomia e turismo. Depois da pausa devido à pandemia, um dos melhores festivais da atualidade regressa em grande este verão com um cartaz imbatível. De 6 a 10 de julho, Madrid será o epicentro mundial da música graças aos Metallica, Placebo, Imagine Dragons, The Killers, Muse, Kings of Leon, Pixies, e muitos outros artistas de alto nível que farão de julho o melhor mês.
Sónar – Barcelo, Espanha
Ainda por Espanha, nos dias 16, 17 e 18 de junho, Barcelona torna-se a capital europeia da música eletrónica com um dos festivais mais conhecidos do mundo. Serão três dias de música, criatividade e tecnologia para inundar esta cidade tão querida pelos viajantes. Três anos de paragem pandémica permitiram o regresso do Sónar com C Tangana, The Chemical Brothers, Nathy Peluso e Richie Hawtin (entre outros), além de quase 180 atividades distribuídas entre o Sónar Día e o Sónar Noche.
Sziget Festival – Budapeste, Hungria
Mais de 100 nacionalidades em 60 palcos e mais de 1000 espetáculos: o nome disso é Sziget Festival. O que começou como uma pequena convocatória em 1993, acabou por tornar-se num dos eventos musicais mais importantes do mundo. Este ano o Festival ocorre de 10 a 15 de agosto.
Tomorrowland – Boom, Bélgica
Considerado o maior festival de música e dança do mundo, este ano ocorre de 15 a 31 de julho. O cartaz deste ano conta com artistas como Marshmello, Dimitri Vegas & Like Mike, Alan Walker, Bob Sinclar, Diego Miranda, Carola, e muito mais.
Glastombury – Pilton, Reino Unido
O Glastombury Festival of Contemporary and Performing Arts volta a Pilton de 22 a 26 de junho. Este é conhecido por trazer os melhores músicos há anos, apostando tanto nos clássicos como nos mais populares atualmente. Este ano Paul McCartney e Billie Eilish vão cruzar-se no mesmo evento, assim como Leon Bridges e Noel Gallagher, Diana Ross e Kendrick Lamar ou Herbie Hancock e Pet Shop Boys.
Summer Sonic Festival – Osaka e Tóqui, Japão
O Summer Sonic Festival é pensado para os amantes do rock. Este evento musical é realizado simultaneamente nas cidades de Osaka (Maishima Sonic Park) e Tóquio (Zozomarine Stadium e Makuhari Messe). Este verão, subirão aos palcos, nos dias 20 e 21 de agosto, artistas como Kasabian, Måneskin e The Offspring.
Utra Europe – Split, Croácia
A Croácia dança ao som da melhor música eletrónica de 8 a 10 de julho num autêntico espetáculo de luzes e pirotecnia capaz de fazer vibrar uma cidade inteira. Durante anos este evento ocorreu em Miami, até que os organizadores tiveram a ideia de exportá-lo para a Europa, mantendo-se como uma referência entre os festivais de verão.
Defqon 1. Weekend Festival – Biddinghuizen, Holanda
Depois de bater todos os seus recordes com mais de 78 000 espetadores em 2019, a pausa de dois anos levou o Defqon 1 a ampliar a experiência, passando de dois para quatro dias pela primeira vez. Após 17 edições de sucesso, é óbvio que o Defqon 1 já provou o que vale. Para os viajantes que procuram emoções (musicais) fortes, de 23 a 26 de junho têm um encontro marcado no festival holandês.
Sunset Music Festival – Flórida, EUA
O maior festival de Flórida reúne house, techno, trance e bass. O chamado de “Tomorrowland norte-americano” terá lugar nos dias 27, 28 e 29 de maio.
Artigo por Yauri Neto