
O novo Ferrari Roma Spider tem uma configuração 2+2 e um motor 3.9 V8 de 620 cv.
A Ferrari acaba de apresentar o novo Roma Spider, um formato de carroçaria que, de alguma forma, se tornou imperativo dado o sucesso do modelo Coupé e o inegável sex-appeal do mesmo. Mas se o resultado é, no mínimo, deslumbrante, o desafio colocado aos engenheiros e designers da marca foi, também ele, impressionante.
No caderno de encargos estaria a manutenção da configuração 2+2, com dois bancos individuais atrás, uma bagageira com um capacidade aceitável (255 litros com a capota colocada), uma capota de lona de comando elétrico que ficasse devidamente integrada no desenho geral e, claro, que o resultado mantivesse o poder de sedução do Coupé.


A Ferrari não se fez rogada e a verdade é que o novo Roma Spider não só mantém todos os atributos referidos, como, atrevemo-nos a dizer, suplanta mesmo o desafio do desenho. A adoção da capota em lona, uma solução que há algum tempo a marca tinha descontinuado, resulta na perfeição e permite uma facilidade e rapidez de funcionamento acrescida. Segundo a marca, a capota de comando elétrico pode ser operada até aos 60 km/h e demora 13,5 segundos a completar o processo.
Outro desafio seria manter a dinâmica do Coupé e a rigidez que se exige de um roadster, sem tornar o Roma Spider um peso-pesado. Mais uma vez, os engenheiros da marca superaram-se. Apesar das exigências adicionais, o Spider pesa mais 84 kg do que o Coupé, um valor muito contido e que deixa o peso final nos 1729 kg.


Nada que atemorize o poderoso 3.9 V8 biturbo de 620 cv, a mesma unidade que equipa o Roma Coupé e que permite a esta versão topless alcançar os 320 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Se quiser configurar o seu Ferrari Roma Spider, a marca do Cavallino Rampante já o disponibiliza no seu site.
Artigo por Rui Reis