Os golos de Eustáquio e de Evanilson (3) foram decisivos para a vitória do FC Porto, que venceu o Antuérpia por 4-1, no Estádio Bosuilstadion.
Numa noite de futebol europeu na Bélgica, o FC Porto deu um show de resiliência e conseguiu virar um jogo complicado para uma vitória frente ao Antuérpia, por 4-1, em partida a contar para a 3ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões (Champions League). Os azuis e brancos encontraram-se numa situação desafiadora, após terem perdido no Estádio do Dragão com o Barcelona (1-0) na jornada anterior, mas conseguiram demonstrar a sua força e superioridade no Estádio Bosuilstadion e desta forma proporcionar um bom espetáculo para os portistas presentes.
O início do jogo mostrou um equilíbrio entre as duas equipas, com ambas a procurarem marcar o primeiro golo da partida. Esse objetivo acabou mesmo por ser concretizado, mas a favor do Antuérpia, que aos 37 minutos abriu o marcador por intermédio de Yusuf após um mau passe de Alan Varela.
Ainda antes do intervalo, Sérgio Conceição foi obrigado a fazer uma substituição devido à lesão do lateral-esquerdo Wendell. A opção do técnico do FC Porto foi colocar o avançado Evanilson – André Franco passou a jogar no lado esquerdo da defesa –, com o brasileiro a provar na segunda parte que a escolha foi mais do que acertada. Logo no arranque do segundo tempo (38 segundos), Taremi serviu Evanilson na área e o avançado não perdoou e empatou a partida, com um remate que contou com a ajuda de um desvio no defesa Coulibaly.
O golo do empate empolgou os Dragões e a partir daí só deu FC Porto. Ao minuto 54’, Eustáquio colocou a bola no fundo das redes da baliza belga, após um cruzamento rasteiro de João Mário, consumando assim a reviravolta desejada pelos portistas. No entanto, os golos não ficaram por aqui e aos 69 minutos foi a vez de Pepê assistir Evanilson, que num remate certeiro e de primeira fez o 3-1 no marcador e o bis na sua conta pessoal.
O avançado brasileiro estava de pé quente e a sete minutos dos 90’ completou o hat-trick com um chapéu sobre o guarda-redes do Antuérpia, fechando dessa forma o resultado (4-1) com nova assistência do iraniano Taremi.
Com este resultado, o FC Porto isolou-se no 2º lugar do Grupo H da Liga dos Campeões com 6 pontos e fica a três do líder FC Barcelona, que recebeu e venceu o Shakhtar Donetsk, por 2-1, na noite desta quarta-feira (25 de outubro). Os ucranianos ocupam o 3º lugar, com 3 pontos, enquanto os belgas do Antuérpia permanecem sem qualquer ponto somado.
Classificação atual do Grupo H:
1º FC Barcelona – 9 pontos;
2º FC PORTO – 6 PONTOS;
3º Shakhtar Donetsk – 3 pontos;
4º Antuérpia – 0 pontos.
Jogos da 4ª jornada do Grupo H:
Shakhtar Donetsk – FC Barcelona (7 de novembro, às 17h45);
FC PORTO – Antuérpia (7 de novembro, às 20h00).