O extremo brasileiro, Wenderson Galeno, fez dois golos e uma assistência na vitória do FC Porto, por 3-1, frente ao Shakhtar Donetsk.
O FC Porto teve um início triunfante na Liga dos Campeões 2023/24 (Champions League), ao derrotar o Shakhtar Donetsk por 3-1, em Hamburgo – os ucranianos jogam na Alemanha devido à invasão da Rússia à Ucrânia. O destaque da partida foi para Wenderson Galeno, que esteve envolvido em todos os golos dos dragões.
O primeiro golo do jogo surgiu logo aos oito minutos de jogo, quando o extremo brasileiro aproveitou uma bola perdida e rematou forte para o fundo das redes da baliza defendida por Riznyk – guarda-redes que tem assumido a baliza do Shakhtar Donetsk desde a saída de Trubin para o Benfica –, colocando assim o FC Porto a vencer. No entanto, essa vantagem durou apenas quatro minutos (12’), com Zubkov a cruzar para Kelsy, que cabeceou a bola para o golo do empate.
A resposta da formação comandada por Sérgio Conceição foi de igual forma rápida e novamente com Galeno a brilhar, ao marcar o seu segundo golo na noite europeia aos 14 minutos. O 2-1 era favorável aos portistas, mas o extremo brasileiro não estava satisfeito e voltou a aparecer com uma brilhante assistência para Mehdi Taremi, que acabou por fazer o terceiro golo do FC Porto.
O resumo deste jogo fica praticamente fechado nestes primeiros 30 minutos, onde a excelência e a qualidade de Wenderson Galeno fizeram a diferença, não restando qualquer dúvida de que no final do jogo o prémio de Man of the Match (Homem do Jogo) iria para o extremo de 25 anos, situação que acabou por se confirmar.
Com este resultado, o FC Porto soma três pontos no grupo H da Liga dos Campeões, ficando com os mesmos pontos que o FC Barcelona, que goleou o Antuérpia por 5-0 graças a uma exibição de encher o olho de João Félix – dois golos e uma assistência. Na próxima jornada da fase de grupos, os portistas recebem os catalães no Estádio do Dragão, com o jogo a estar marcado para as 20h00 do dia 4 de outubro (quarta-feira).
Classificação do Grupo H:
1º FC Barcelona – 3 pontos;
2º FC Porto – 3 pontos;
3º Shakhtar Donetsk – 0 pontos;
4º Antuérpia – 0 pontos.