A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) anunciou que a Festa do Cinema está de regresso entre os dias 13 e 15 deste mês.
Os amantes do cinema terão a oportunidade de desfrutar de uma experiência cinematográfica por um preço reduzido, durante três dias deste mês de maio. A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) anunciou que entre os dias 13 e 15 de maio, as mais de 500 salas de cinema em Portugal Continental vão participar na Festa do Cinema, oferecendo bilhetes por apenas 3,50€.
Esta iniciativa, que já se tornou uma tradição apreciada pelos cinéfilos portugueses, vai contar com uma seleção diversificada de mais de 40 filmes de diversos géneros e nacionalidades. Será por isso uma oportunidade para celebrar e apoiar a produção nacional, com filmes como “Cândido – O espião que veio do futebol“, de Jorge Paixão da Costa, “Revolução (sem) sangue”, de Rui Pedro Sousa, “Mãe”, de João Brás, “A flor do Buriti“, de Renée Nader Messora e João Salaviza, e a compilação “Entre Muros – 3 Curtas Portuguesas”, de Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima.
“Entre os mais de 40 filmes de vários géneros e nacionalidades, que poderão ser vistos nos dias 13, 14 e 15 de maio, com bilhetes a 3,5 euros, a Festa do Cinema também celebra a produção nacional”, pode ler-se no comunicado da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas.
Além disso, uma das novidades da Festa do Cinema deste ano é a reposição de quatro filmes nomeados à categoria de ‘Melhor Filme’ dos Prémios Sophia 2024 – também conhecidos como os ‘Óscares‘ portugueses. “Great Yarmouth – Provisional Figures“, de Marco Martins, “Nação Valente“, de Carlos Conceição, “Mal Viver“, de João Canijo, e “The Nothingness Club – Não Sou Nada“, de Edgar Pera, vão estar de volta aos grandes ecrãs do cinema durante estes três dias muito especiais para o panorama cinematográfico nacional.
A parceria entre a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas e a Academia Portuguesa de Cinema possibilitou o regresso destes filmes, de forma a oferecer aos espectadores a oportunidade de reviver ou descobrir obras marcantes do cinema português.
A Festa do Cinema, que teve início em 2015, foi interrompida nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19, mas desde 2022 que regressou com todo o seu esplendor, apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), pelo Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE) e pela Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC).