O Guinness World Records já deu o título de pimento mais picante do mundo à mais recente criação de Ed Currie e da sua equipa – o Pepper X.
Emergiu um novo campeão do picante que vai deixar os amantes da comida ardente boquiabertos. O Pepper X, um pimento jalapeño desenvolvido por Ed Currie, provou ser o mais picante do mundo, superando o famoso Carolina Reaper. De acordo com os testes conduzidos pela Universidade Winthrop, na Carolina do Sul (Estados Unidos da América), o Pepper X registou uma impressionante média de 2.693 milhões de Unidades Scoville Heat (SHU) – medida criada, em 1912, pelo químico americano Wilbur Scoville para determinar o grau de picância dos alimentos.
Comparativamente, um pimento jalapeño comum regista uma módica quantia de 3.000 a 8.000 SHU, sendo por isso uma diferença abismal quando comparado com os 2.693 milhões do Pepper X – cerca de 900 vezes mais picante. Esta explosão impressionante de picante estabeleceu oficialmente um novo recorde mundial e levou o Guinness World Records a coroar o Pepper X como o “Pimento Mais Picante do Mundo”.
There's a new hot pepper in town, and it looks terrifyinghttps://t.co/2B8gByrAnx
— Guinness World Records (@GWR) October 17, 2023
Ed Currie, um veterano na produção dos pimentos mais picantes do mundo e o cérebro por detrás do famoso Carolina Reaper, não mediu esforços para criar o Pepper X e durante mais de uma década cultivou e cruzou diversas variedades de pimentos extremamente picantes para aumentar o conteúdo de capsaicina – composto responsável pelo ardor nos alimentos. O seu trabalho árduo e dedicação deram finalmente frutos, com o Pepper X a superar o Carolina Reaper, que registou uma média de 1.64 milhões de SHU – cerca de 1,5 vezes menos picante do que o recorde atual.
A notícia do novo campeão do picante está a gerar um grande entusiasmo entre os amantes de comida ardente em todo o mundo. As aplicações culinárias para o Pepper X podem ser desafiadoras, já que o seu calor intenso deve ser manuseado com extremo cuidado. No entanto, os destemidos amantes de comida picante já estão ansiosos para experimentar e incorporar este pimento revolucionário nas suas receitas.
Embora o Pepper X seja, sem dúvida, um divisor de águas na culinária picante, este pimento jalapeño não é recomendado para quem tem um paladar sensível. Ed Currie e a sua equipa (Puckerbutt Pepper Company) continuam a surpreender o mundo com as suas criações picantes e não será de estranhar que no futuro sejam revelados pimentos ainda mais ardentes. O Pepper X estabeleceu-se como o novo rei dos pimentos e a procura por sabores intensos e picantes continua a evoluir em direções inesperadas.