Esta é daquelas coisas que ou se ama ou se odeia. Mas a New Men diz-lhe todos os motivos para amar
As estampas florais são intemporais, quer seja para o sexo feminino como masculino. Mas no verão de 2019 foi diferente, lembra-se? Quando o bom tempo chegou, as camisas florais começaram a surgir em tudo o que era loja, e quem não tivesse uma no armário, quase se pode dizer que “não estava na voga”.
Mas afinal de onde surgiu esta moda nos homens? Desde o movimento hippie, nos anos 60 nos EUA, que a estampa floral masculina ganhou poder. Contra os tabus e a visão retrógrada que limitavam o sexo masculino e feminino quanto à sua maneira de vestir, os hippies criaram um estilo próprio seguido por quem partilhava as mesmas ideias. Afinal, aspetos que eram considerados muito femininos como acessórios, roupas coloridas ou padrões, passaram rapidamente a fazer parte do dia-a-dia da figura masculina. No entanto, já em meados dos anos 2000 esta tendência acabou por cair em desuso, sendo apenas utilizada por um grupo muito específico – os “hipsters”.
Atualmente, o mercado de fast fashion decidiu resgatá-la (e ainda bem!) e as estampas florais voltaram a ser figura assídua nos looks de street style. Este ano a história repete-se e esta tendência volta a ser uma das imagens de marca da estação primavera/verão. Portanto, se já gostou da ideia de ter “a” camisa floral que lhe dava aquele toque havaiano, este ano pode estar descansado. No que toca ao padrão floral, este nunca será demais!
Camisas, calções, roupa de banho, casacos, roupa íntima… Sim, leu bem, a estampa floral é mesmo um “must” dos meses mais quentes. A prova disso é que os designers têm procurado inovar de maneiras cada vez mais surpreendentes e alternativas.
Se ainda não teve tempo de se adaptar e acha que esta é uma tendência muito feminina, desengane-se. Os estampados florais conferem-lhe aquele ar requintado e ao mesmo tempo descontraído que todo o homem procura nesta estação.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino