A nova atualização do sistema iOS vai permitir editar e reaver mensagens escritas
A chegada do iOS 16, a nova atualização do sistema operativo dos telemóveis da Apple, traz uma novidade gigante ao uso das iMessages, as mensagens escritas entre iPhone.
De acordo com a Apple, que antecipou as novas funcionalidades durante a sua anual Worldwide Developers Conference, os “utilizadores poderão editar ou reaver as mensagens recentemente enviadas, recuperar mensagens recentemente apagadas e marcar conversações como não lidas, para que as possam reler mais tarde”.
Entre as diversas novidades, esta foi a que mais chateou os fãs da Apple. As intenções, embora boas, levaram a que muitos olhassem imediatamente para o lado perverso da funcionalidade. No TikTok, foram muitos os que replicaram o que poderá acontecer na realidade. Um dos utilizadores questionou a possibilidade de edição com um exemplo. “Se alguém pergunta ‘Gostas de Nicki Minaj?’ e a outra pessoa responde ‘Claro que sim’. Quem envia pode imediatamente editar a mensagem e mudar a pergunta para ‘Queres fazer sexo?’ e tirar imediatamente uma foto ao ecrã”, explica.
Segundo a Apple, a funcionalidade terá algumas limitações: “Os utilizadores podem editar ou reaver uma mensagem até 15 minutos após o envio. Poderão recuperar mensagens apagadas até 30 dias após terem sido apagadas.”
Artigo por Maria Ana Tojo