ESTÁ EM AVEIRO? TEM AQUI UMA TO-DO LIST PARA APROVEITAR A VENEZA DE PORTUGAL

COMEÇA JÁ AMANHÃ O FESTIVAL QUE PROMETE GARGALHADAS
8 de Junho, 2022
PROBLEMAS DE FÍGADO? FAÇA UMA “LIMPEZA” COM ESTES INGREDIENTES
9 de Junho, 2022

ESTÁ EM AVEIRO? TEM AQUI UMA TO-DO LIST PARA APROVEITAR A VENEZA DE PORTUGAL

Esta pitoresca cidade portuguesa é um pequeno tesouro escondido.

A cidade de Aveiro é das mais lindas de Portugal. A cidade é frequentemente comparada a Veneza devido aos seus vários canais, pontes e coloridos barcos moliceiros.

Esta pitoresca cidade portuguesa é um pequeno tesouro escondido e há muito para se explorar.

Se estiver por lá ou planeia lá ir, não deixe de conhecer estes símbolos da “Veneza portuguesa”.

Visitar a Estação de Comboios

Mesmo que opte por outro meio de transporte, vale a pena fazer uma visita à antiga estação de comboios.

Sendo um excelente exemplo do estilo arquitetónico conhecido como “casa portuguesa”, o edifício destaca-se sobretudo pela impressionante decoração com azulejos policromos, em tons de azul e amarelo. Estes painéis representam várias cenas tradicionais da época – a estação abriu portas em 1864, tendo a sua construção demorado três anos.

Percorrer os canais num moliceiro

Ao visitar a cidade será inevitável não fazer um passeio num barco moliceiro.

São estes barcos coloridos um dos responsáveis pela cidade ser considerada a Veneza portuguesa, pois estes são frequentemente comparados às gôndolas. Os moliceiros, pintados com decorações humorísticas de cenas do quotidiano, eram originalmente usados para a apanha de moliço. Atualmente são utilizados para fins turísticos, efetuando tranquilos passeios pelos canais.

Conhecer as salinas

As salinas são um incontornável elemento do património natural e cultural da cidade de Aveiro.

Aproveite para conhecer a marinha da Troncalhada que foi transformada num Ecomuseu. Ali poderá conhecer os fascinantes métodos de produção artesanal do sal, explorando a fauna e flora caraterísticas da zona. Uma vez lá, aproveite para comprar o famosos sal com piri-piri, considerado uma verdade explosão de sabor.

Subir ao Farol da Barra

Este é o segundo maior da Península Ibérica e um dos 26 maiores do mundo. Não pode deixar a cidade sem subir os 271 degraus do Farol da Barra e usufruir de uma vista absolutamente única. Não há ninguém que não fique encantado com a beleza deste farol construído entre 1885 e 1893.

Provar ovos moles

Esta iguaria é um doce típico da cidade de Aveiro, logo não pode sair de lá sem prová-los.

Reza a lenda que esta deliciosa sobremesa foi criada no séc. IXX por freiras que, utilizando as claras para engomar os seus hábitos, se viram com um excesso de gemas. A única solução que encontraram foi fazer um doce à base de gemas e açúcar: os famosos ovos moles de Aveiro. Hoje em dia são vendidos envolvidos em folha de hóstia (sob a forma de peixes, búzios e outros motivos marinhos típicos da região) e dentro de barricas de madeira decoradas com imagens dos moliceiros.

Artigo por Yauri Neto

Lexus NX450h Leaderboard
Lexus NX450h Leaderboard
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02