O defesa esquerdo Raphael Guerreiro (Bayern Munique) e o médio centro João Neves (Benfica) são as novidades na lista de convocados de Portugal.
O selecionador nacional, Roberto Martínez, anunciou esta sexta-feira (6 de outubro), na Cidade do Futebol (Oeiras), a lista de convocados para os jogos decisivos frente à Eslováquia (13 de outubro, no Estádio do Dragão, às 19h45) e Bósnia-Herzegovina (16 de outubro, Estádio Bilino Polje, às 19h45), que poderão garantir a presença de Portugal na fase final do Euro 2024, que se irá realizar na Alemanha.
A convocatória tem os mesmos 24 convocados dos jogos do passado mês de setembro, mas desta vez Roberto Martínez adicionou mais dois nomes à convocatória. João Neves, que é a grande novidade, e Raphael Guerreira, que regressa à Seleção após ter recuperado das lesões que teve neste início de época no Bayern Munique.
Em relação ao jovem médio de 19 anos do Benfica – visto como uma das maiores promessas do futebol nacional –, esta é a primeira vez que é convocado para a Seleção A, isto depois de já ter passado pelos escalões jovens de Portugal – em setembro, representou os sub-21 –, o que demonstra o compromisso de Roberto Martínez em trazer sangue novo para a equipa ao mesmo tempo que mantém uma base de jogadores mais experientes.
Lista de convocados de Portugal:
Guarda-redes:
- Diogo Costa (FC Porto);
- José Sá (Wolverhampton);
- Rui Patrício (AS Roma).
Defesas:
- Diogo Dalot (Manchester United);
- João Cancelo (FC Barcelona);
- Nélson Semedo (Wolverhampton);
- Raphael Guerreiro (Bayern Munique);
- António Silva (Benfica);
- Danilo Pereira (Paris Saint-Germain);
- Gonçalo Inácio (Sporting);
- Rúben Dias (Manchester City);
- Toti Gomes (Wolverhampton).
Médios:
- João Palhinha (Fulham);
- João Neves (Benfica);
- Rúben Neves (Al Hilal);
- Bruno Fernandes (Manchester United);
- Otávio (Al Nassr);
- Vitinha (Paris Saint-Germain);
- Bernardo Silva (Manchester City).
Avançados:
- Diogo Jota (Liverpool);
- João Félix (FC Barcelona);
- Pedro Neto (Wolverhampton);
- Rafael Leão (AC Milan);
- Ricardo Horta (SC Braga);
- Cristiano Ronaldo (Al Nassr);
- Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain).
No cenário atual, Portugal lidera o Grupo J da fase de qualificação para o Euro 2024, com seis vitórias em seis jogos, 24 golos marcados e nenhum sofrido até ao momento. A Eslováquia está em 2º lugar a cinco pontos de distância, enquanto que o Luxemburgo (3º lugar) tem menos oito pontos. De relembrar que os dois primeiros lugares do grupo dão acesso direto ao Europeu realizado na Alemanha.
Com esta confortável vantagem, a equipa comandada pelo espanhol Roberto Martínez pode garantir a sua qualificação já no primeiro jogo frente aos eslovacos, onde Portugal precisa “apenas” de uma vitória. Caso o jogo termine empatado, a qualificação pode ficar garantida na mesma se os luxemburgueses perderem na Islândia.