A empresa promotora dos campeonatos mundiais de motociclismo, Dorna, foi comprada pela Liberty Media, que é detentora da Fórmula 1.
A Liberty Media, empresa norte-americana detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1 (F1), anunciou oficialmente a aquisição de 86% da Dorna, empresa promotora dos campeonatos mundiais de motociclismo MotoGP – prova em que o piloto português Miguel Oliveira participa – Moto2, Moto3, MotoE e Superbikes, por um valor a rondar os 4,2 mil milhões de euros (4.200.000.000€).
BREAKING! 📣 #MotoGP has some exciting news!
Read the full announcement below ⬇️
NEWS | 📰 https://t.co/vDMAohfDXK
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 1, 2024
O anúncio deste negócio milionário foi feito, esta segunda-feira (1 de abril), através de um comunicado, que revela que a Dorna vai manter os restantes 14% do seu capital, continuar a ter sede em Madrid (Espanha) e o cargo de diretor executivo vai permanecer nas mãos de Carmelo Ezpeleta, função que o mesmo já ocupa desde 1994. Esta aquisição marca uma expansão significativa do portfólio de desportos e entretenimento da Liberty Media, que agora vai incluir ao mesmo tempo os mais prestigiados campeonatos de automobilismo e motociclismo, Fórmula 1 e MotoGP respetivamente.
“Este é o próximo passo perfeito para a evolução do MotoGP e estamos muito satisfeitos com o que isto traz para a Dorna, para o paddock do MotoGP e para os fãs das corridas”, refere o diretor executivo da Dorna. Já o presidente e CEO da Liberty Media, Greg Maffei, realça que “o Carmelo e a sua direção construíram um grande espetáculo desportivo que poderemos expandir para uma audiência mais global. O negócio tem um ampla margem de crescimento e tencionamos fazer crescer o MotoGP para os adeptos, equipas e parceiros comerciais”.
No entanto, a conclusão deste negócio está ainda sujeita à aprovação das autoridades legais, o que poderá atrair um escrutínio das autoridades reguladoras devido à magnitude e ao impacto no mercado do desporto motorizado. De relembrar que a CVC Capital Partners chegou a deter os campeonatos de Fórmula 1 e de MotoGP ao mesmo tempo, mas acabou por ser forçada pela Autoridade Europeia da Concorrência a vender o campeonato de motociclismo em 2006 – ano em que adquiriu a Fórmula 1, que foi posteriormente vendida à Liberty Media no ano de 2017.
As duas empresas, Dorna e Liberty Media, esperam concluir a respetiva transação até ao final do presente ano de 2024, de forma a abrir as portas para uma nova era de colaboração e desenvolvimento no mundo das corridas de automobilismo e motociclismo.