A ideia inovadora foi proposta pelo serviço de streaming.
E se a plataforma em que ouve música diariamente escolhesse a sua playlist consoante o seu mood e estado de espirito? Pois é, o Spotify quer selecionar músicas consoante as as emoções dos seus utilizadores.
De acordo com o serviço de streaming, a técnica deve funcionar por meio de observação da voz e do som ambiente de cada utilizador. Assim, a inteligência artificial aglomerava um conjunto de informações importantes que permitiam à plataforma fazer recomendações mais precisas a cada utilizador. O estado emocional, a idade, género e nacional seriam os fatores em análise. Caso a patente fosse implementada, o ouvinte teria acesso a músicas, podcasts e anúncios adequados ao seu perfil e estado emocional.
Mas a ideia não é nova. O Spotify pediu que a patente fosse registada em 2018 com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos seus utilizadores. A ideia surgiu, segundo o texto da patente, por o serviço de streaming acreditar que o seu método atual de recomendação de música não é suficiente e sofisticado.
A ideia parece boa, mas por enquanto ainda não há certezas de que irá ser levada para a frente. Até lá, a plataforma de streaming apenas sugere aos seus utilizadores várias playlists adequadas ao que cada um ouviu recentemente.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino