Exposição sobre a pandemia inaugura a 8 de setembro, em Lisboa. A entrada é livre.
“2020 dava um filme”, dizem por aí. Ainda não é desta que podemos ver a pandemia representada no grande ecrã português, mas quase. “Diário de Uma Pandemia” é uma exposição fotográfica e multimédia que nos vai fazer regressar a um passado não tão longínquo: o período de confinamento, provocado pelo surto de covid-19.
A exposição vai ter lugar no espaço da associação cultural CC11, em Alvalade, fundada no início do ano e focada na promoção da fotografia e do fotojornalismo em Portugal. Ao longo de dois pisos, será possível ver trabalhos de fotógrafos, fotojornalistas, videógrafos e documentaristas que não guardaram as câmaras durante a pandemia.
Os trabalhos apresentados vão estar divididos em quatro módulos, um deles resultado do projeto fotográfico “everydaycovid”, criado por fotojornalistas portugueses e que conta com quase 20 mil seguidores no Instagram. As restantes secções da exposição têm como nome “Retratos de Portugal pelas agências de notícias”, “Dias da Pandemia Pela Imprensa Nacional” e “Claro e Escuro”, este último da autoria de Luísa Ferreira.
Para além das imagens expostas, a CC11 vai organizar vários eventos em torno do tema, como a transmissão de documentários e reportagens de televisão, conversas com autores, debates, conferências, apresentações de livros e workshops.
“Diário de Uma Pandemia” vai estar em exposição na Galeria CC11, Rua do Centro Cultural, 11 (Alvalade, Lisboa), entre os dias 8 de setembro e 31 de outubro de 2020. Será possível visitá-la de Terça a Sábado, entre as 15h30 e as 19h30 e a entrada é livre.
Este artigo foi escrito por Catarina Cascabulho