Vários países da União Europeia, entre eles Portugal, vão iluminar alguns dos monumentos de forma a celebrar o Dia da Europa (9 de maio).
Cerca de 30 monumentos em Portugal serão iluminados com as cores da bandeira da União Europeia (UE) – azul e amarelo –, esta quinta-feira (9 de maio), para celebrar o Dia da Europa. O anúncio foi feito pelo Parlamento Europeu, que revelou a participação de estruturas emblemáticas portuguesas, como a Torre de Belém, o Cristo Rei, os Paços do Concelho, o Palácio de São Bento (sede da Assembleia da República), entre outros edifícios e monumentos.
A campanha, que ocorre em 60 cidades europeias, tem como grande objetivo destacar a importância do continente europeu e de promover e incentivar a participação dos cidadãos nas eleições europeias, que vão eleger os eurodeputados para o Parlamento Europeu e que irão ocorrer entre os dias 6 e 9 de junho nos 27 Estados-membros da União Europeia.
O Dia da Europa, celebrado desde o longínquo ano de 1950 no dia 9 de maio, remonta à histórica “Declaração Schuman“ (proposta do político francês Robert Schuman), que propôs uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a guerra entre as nações europeias e que culminaria na formação da atual União Europeia. Este ano de 2024, a celebração reveste-se de uma importância particular, dada a proximidade das eleições para o Parlamento Europeu (6-9 de junho) e ao atual momento que se vive no continente devido à guerra causada pela Rússia na Ucrânia.
The European elections are your chance to have your say on the future of Europe.
Find out about the election rules and how you can use your vote: https://t.co/veV6GogBw0 pic.twitter.com/hM6ekMZJVu
— European Parliament (@Europarl_EN) May 6, 2024
Além de Portugal, esta iniciativa de iluminar edifícios e monumentos por toda o continente europeu também vai abranger outros países, como França (Arco do Triunfo em Paris), Itália (Coliseu em Roma), Bélgica (Grand Place em Bruxelas), Áustria (Parlamento Nacional em Viena), Irlanda (ponte Samuel Beckett e os edifícios do Parlamento Nacional em Dublin), Lituânia (Câmara Municipal de Vilnius), Malta (Forte de Santo Ângelo em Valeta), Eslováquia (Palácio Presidencial em Bratislava), Espanha (Praça Cibeles em Madrid), Roménia (Parlamento Nacional em Bucareste), entre outros, com a missão de “enviar uma mensagem de união aos 440 milhões de cidadãos europeus sobre a importância que estas eleições europeias terão para o futuro de todos”.
Com esta ação conjunta entre o Parlamento Europeu e autoridades nacionais e locais, pretende-se reforçar o sentido de pertença e participação cívica dos cidadãos, realçando o papel fundamental que as eleições europeias desempenham na definição do curso futuro da União Europeia.
Em Portugal, as eleições europeias estão agendadas para o dia 9 de junho (domingo), oferecendo aos eleitores a possibilidade de voto antecipado e, este ano, também a oportunidade de votar em mobilidade, podendo assim exercer o seu direito de voto no local onde se encontrarem no país.