Cada vez mais se consume aveia, mas tenha cuidado com o consumo exagerado
Este cereal tornou-se comum na alimentação dos portugueses. Já se faz pão, panquecas, e até acompanha iogurtes e leite. Vivemos numa sociedade que cada vez mais se preocupa com a sua imagem e estilo de vida.
Este pensamento é benéfico, pois uma vida saudável traz mais felicidade e longevidade. É através deste registo que se começou a incluir a aveia frequentemente na rotina dos indivíduos. E isso é ótimo! Porém, deve ter em conta que a aveia leva ao inchaço, cólicas e até flatulência quando é ingerido em excesso.
Pode sentir acumulação de gases e dor abdominal causados por uma má digestão da aveia. Há ainda três tipo de pessoas que devem evitar ao máximo este cereal: os celíacos, os anémicos e os diabéticos.
É sempre preferível incluir a aveia em pratos ou misturas que faça. A dose indicada depende sempre do seu corpo, género, idade e outras circunstâncias que condicionam esta decisão.
Deve adicionar a aveia na sua alimentação devido ao seu nível de proteína e fibra. Apenas deve pensar de que forma a consome e quantas vezes ao dia. Por exemplo, uma boa altura para comer aveia é depois dos treinos. O cereal tem o poder de ajudar na recuperação dos músculos e dá-lhe energia para continuar o seu dia.
O ideal será sempre fazer uma avaliação médica. A dieta que escolhe para si próprio até se pode adequar, mas depois apresenta estas pequenas falhas que podem fazer a diferença.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira