DESGASTE DOS AMORTECEDORES: FIQUE ATENTO A ESTES SINAIS

ÓBIDOS VOLTA A RECEBER O MERCADO MEDIEVAL EM JULHO
9 de Junho, 2022
MARCELO CONVIDADO PARA IR À POLÓNIA  
9 de Junho, 2022

DESGASTE DOS AMORTECEDORES: FIQUE ATENTO A ESTES SINAIS

Deve verificar o estado dos amortecedores do seu automóvel regularmente.

É normal que os amortecedores não durem toda a vida. Dependendo do estilo de condução ou das estradas por onde circula, o período de vida deste componente pode ser mais ou menos longo.

A direção, a estabilidade, o controlo e até a travagem do seu automóvel, dependem do estado da sua suspensão para que este funcione na perfeição e garanta o máximo de conforto e segurança. Sabia que amortecedores em mau estado aumentam em 20% a sua distância de travagem? Portanto, este é o tipo de falhas que podem ser fatais e por isso é tão importante fazer a revisão do veículo e ter especial atenção ao estado dos seus amortecedores.

Eis alguns dos sinais a que deve estar atento.

Balancear muito com o vento

Se quando está a ultrapassar um camião ou atravessar um viaduto, sente que o seu carro balanceia e se mexe mais do que aquilo que deveria ou seria habitual, é possível que tenha algum problema na suspensão do seu automóvel e, em particular, os amortecedores no fim da sua vida útil. Isto porque a suspensão de um carro (novo) está preparada para suportar ventos laterais e manter o equilíbrio do mesmo. Outro indicador de desgaste dos amortecedores é a movimentação excessiva da carroçaria quando passa numa lomba ou desnível. Se o movimento vertical do seu automóvel (bambolear) se mantiver durante mais tempo do que o esperado é porque os amortecedores já estão gastos.

Excesso de vibração no volante

A vibração excessiva do volante, principalmente quando circula numa estrada em ótimas condições, também pode indicar desgaste dos amortecedores (entre outros elementos).

Desgaste dos pneus

Se os pneus do seu carro estão a ficar mais gastos na parte interior ou exterior do que no centro, das duas… três: ou tem a direção desalinhada, a pressão dos pneus incorrecta (se o desgaste for no interior tem pressão a mais e, se for no exterior do pneu, é porque circula habitualmente com pressão a menos) ou tem um problema na suspensão do seu automóvel.

Verifique regularmente a pressão dos pneus e visite uma oficina e peça para lhe alinharem a direção. Se lhe disserem que está tudo bem nestas áreas, então é sinal que o carro pode ter algum desgaste dos amortecedores.

Sons

A frase “o ouvido é por vezes o melhor mecânico”, já é antiga e não é mentira nenhuma. Para já, sempre que notar que o seu carro está a fazer algum barulho estranho, deve visitar o mecânico. Se notar que esse barulho vem dos amortecedores ou de algum elemento da suspensão, então é possível que seja um dos muitos sinais de desgaste dos mesmos ou até de ter algum dos amortecedores partidos, um fenómeno que não é tão raro como possa pensar.

Artigo por Yauri Neto

Lexus NX450h Leaderboard
Lexus NX450h Leaderboard
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02