Deve verificar o estado dos amortecedores do seu automóvel regularmente.
É normal que os amortecedores não durem toda a vida. Dependendo do estilo de condução ou das estradas por onde circula, o período de vida deste componente pode ser mais ou menos longo.
A direção, a estabilidade, o controlo e até a travagem do seu automóvel, dependem do estado da sua suspensão para que este funcione na perfeição e garanta o máximo de conforto e segurança. Sabia que amortecedores em mau estado aumentam em 20% a sua distância de travagem? Portanto, este é o tipo de falhas que podem ser fatais e por isso é tão importante fazer a revisão do veículo e ter especial atenção ao estado dos seus amortecedores.
Eis alguns dos sinais a que deve estar atento.
Se quando está a ultrapassar um camião ou atravessar um viaduto, sente que o seu carro balanceia e se mexe mais do que aquilo que deveria ou seria habitual, é possível que tenha algum problema na suspensão do seu automóvel e, em particular, os amortecedores no fim da sua vida útil. Isto porque a suspensão de um carro (novo) está preparada para suportar ventos laterais e manter o equilíbrio do mesmo. Outro indicador de desgaste dos amortecedores é a movimentação excessiva da carroçaria quando passa numa lomba ou desnível. Se o movimento vertical do seu automóvel (bambolear) se mantiver durante mais tempo do que o esperado é porque os amortecedores já estão gastos.
A vibração excessiva do volante, principalmente quando circula numa estrada em ótimas condições, também pode indicar desgaste dos amortecedores (entre outros elementos).
Se os pneus do seu carro estão a ficar mais gastos na parte interior ou exterior do que no centro, das duas… três: ou tem a direção desalinhada, a pressão dos pneus incorrecta (se o desgaste for no interior tem pressão a mais e, se for no exterior do pneu, é porque circula habitualmente com pressão a menos) ou tem um problema na suspensão do seu automóvel.
Verifique regularmente a pressão dos pneus e visite uma oficina e peça para lhe alinharem a direção. Se lhe disserem que está tudo bem nestas áreas, então é sinal que o carro pode ter algum desgaste dos amortecedores.
A frase “o ouvido é por vezes o melhor mecânico”, já é antiga e não é mentira nenhuma. Para já, sempre que notar que o seu carro está a fazer algum barulho estranho, deve visitar o mecânico. Se notar que esse barulho vem dos amortecedores ou de algum elemento da suspensão, então é possível que seja um dos muitos sinais de desgaste dos mesmos ou até de ter algum dos amortecedores partidos, um fenómeno que não é tão raro como possa pensar.
Artigo por Yauri Neto