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DAS PISTAS PARA A ESTRADA

Linhas de sonho que espelham a inspiração no mundo da competição e que nos deliciam pela agressividade, temperada pelo equilíbrio entre forma e função. Um prazer de condução elevado ao seu estado mais puro, quase carnal na forma como liga condutor e máquina. Assim é a sétima geração do 911 GT3, uma das formas mais puras e desafiantes do icónico desportivo da Porsche.

O preço, como seria de esperar não é para todos. A Porsche disponibiliza o 911 GT3 por 221 811€ na versão com caixa manual e por 222 072€ se optar pela variante PDK. As primeiras entregas deste triunfo da engenharia, estão previstas para maio deste ano.

Ao volante, o motor atmosférico de seis cilindros opostos (boxer) com quatro litros de capacidade dá o mote. Os portentosos 510 cv oferecem prestações explosivas (3,4 segundos de 0 a 100 km/h e 320 km/h de velocidade máxima) e acrescentam a necessária banda sonora a sessões de condução que se adivinham épicas.  

As linhas musculadas não resultam apenas de uma opção estética e a sofisticada aerodinâmica, com a asa traseira “pescoço de ganso” e o impactante difusor, é inspirada no bem-sucedido automóvel de competição 911 RSR.

Na posição “performance”, o conjunto dos elementos da asa e do difusor, que são ajustáveis manualmente, aumentam a pressão aerodinâmica para curvas feita a alta velocidade. Contudo, isto está reservado para uso restrito em circuito, onde o 911 GT3 também brilha alto. E isto sem perder de vista a fiabilidade e a versatilidade de utilização quotidiana que estão na origem do tremendo sucesso do mítico 911.

Ainda que com vias mais pronunciadas, jantes mais largas e elementos técnicos adicionais, o peso do novo GT3 está a par com o do seu predecessor. Com caixa de velocidades manual o Porsche fica-se pelos 1418 kg e, com caixa PDK, chega apenas aos 1435 kg. Para o baixo peso do conjunto contribui o capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os vidros mais leves, os discos de travagem otimizados e as jantes forjadas. O sistema de escape desportivo também reduz o peso em 10 kg e, como referimos, possui válvulas que permitem variar o tom do acompanhamento “vocal” entre um entusiasmante murmúrio e um furioso grito.

A prova da validade das soluções postas em prática pela Porsche no novo 911 GT3 está na obtenção de mais um recorde no lendário “inferno verde”. No Nürburgring Nordschleife, o 911 GT3 tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos. O piloto de desenvolvimento, Lars Kern, precisou de apenas 6:59.927 minutos para completar uma volta completa aos 20,8 quilómetros. O traçado mais curto, com 20,6 quilómetros, que anteriormente serviu como referência, foi completado pelo 911 GT3 nuns espantosos 6:55.2 minutos.

Este artigo foi escrito por Rui Reis