O Rali Dakar é uma mistura espantosa de audácia, de extremo e de espetáculo que atrai pessoas de todo o mundo. De facto, o evento tem uma história de quarenta anos que começou em Paris em 1978. Após o percurso de Thierry Sabine, o rali tem vindo a melhorar e a surpreender com inovações todos os anos. Hoje vamos falar mais pormenorizadamente sobre este evento.
Preparação para o Rali Dakar
Qualquer automobilista pode participar na corrida. No entanto, há uma série de requisitos. E a primeira coisa que vale a pena mencionar aqui é o veículo. As grandes equipas participam sempre na corrida com protótipos feitos à medida. Até um piloto amador pode comprar um carro deste formato, mas o seu preço pode chegar a um milhão de euros e este é o principal senão. Os carros deste género competem na classificação absoluta na classe T1. Existe também uma classe de todo-o-terreno (T2) onde participam carros de produção convertidos. Mais uma vez, todas as modificações são reguladas por questões de segurança (por exemplo, é necessária uma gaiola de segurança, proteção do depósito de combustível, etc.). Para além disso, o participante tem de obter uma licença especial (é uma licença da FIA ou da FIM). No entanto, não é fácil obtê-la. Para a obter, é necessário participar em várias corridas no país, bem como passar num exame médico especial. Depois, há o processo de candidatura, que muitas vezes custa mais do que o próprio carro, especialmente se for preciso uma equipa de técnicos para o manter. E, claro, antes da competição, todos os seus documentos, veículo, etc., serão novamente verificados e só então será autorizado a correr.
O que é que acontece antes da partida?
Basicamente, o equipamento técnico (por exemplo, ferramentas de reparação, pneus, peças sobressalentes, etc.) é levado para a corrida propriamente dita. Tudo o resto já lá está, principalmente nos bivouacs (parques de estacionamento especiais para as equipas, onde as pessoas comem, dormem, etc.). Antes da partida, há verificações administrativas (todos os membros da equipa passam) e técnicas. Os organizadores da prova voltam a examinar os documentos: licenças, seguros, autorizações médicas. Segue-se a inspeção técnica dos transportes, que é efectuada pelos comissários desportivos da competição. Estes momentos podem demorar meio dia ou mais. Tudo depende da experiência e da organização.
Que pneus são utilizados no Rali Dakar?

Se não entrarmos em pormenores desnecessários e em declarações ruidosas dos fabricantes, existem alguns parâmetros básicos que os pneus devem cumprir, nomeadamente:
- disponibilidade de proteção contra furos;
- piso melhorado para uma melhor aderência (estamos a falar do padrão do piso, que pode ser com blocos maciços, tem sulcos profundos e largos para limpeza);
- condições diferentes exigem rigidez diferente do pneu, pelo que este é também um parâmetro que influencia a escolha.
- composto de borracha (na maioria das vezes, estes pneus são feitos de um composto especial criado para utilização fora de estrada);
- a presença de uma carcaça reforçada para suportar cargas muito elevadas.
Assim, a preparação e a escolha dos pneus é um aspeto crucial que deve ter em conta todas as nuances de uma corrida de milhares de quilómetros em diferentes paisagens e em diferentes regimes de temperatura e velocidade.