O capitão da Seleção Nacional e cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo, celebra mais um aniversário.
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro completa, esta segunda-feira (5 de fevereiro), 39 anos de idade e de dedicação ao futebol. Com mais de duas décadas nos holofotes mundiais do desporto rei, o capitão da Seleção Nacional não só acumulou títulos, mas também protagonizou momentos icónicos que ficarão para sempre na história do desporto.
Nascido na ilha da Madeira a 5 de fevereiro de 1985, Cristiano Ronaldo começou a dar os primeiros passos no futebol no clube madeirenses do Andorinha e do Nacional. Desde cedo, ficou claro que o seu talento era excepcional e com apenas 12 anos de idade, em 1997, mudou-se para o Sporting, onde o treinador László Bölöni reconheceu todo o seu potencial e o lançou na equipa principal em 2002, quando ainda era menor de idade (17 anos).
De ‘príncipe’ de Alvalade a ‘Rei’ de Madrid, a carreira de Cristiano Ronaldo foi marcada por pela passagem bem sucedida no Manchester United, onde em seis anos (2003-2009) conquistou todos os troféus possíveis – coletivos e individuais –, incluindo a Liga Inglesa, a Liga dos Campeões, a Bota de Ouro e a Bola de Ouro (2008). Com tudo conquistado sob o leme de Sir Alex Ferguson – técnico do craque português nos Red Devils –, a mudança para um novo desafio acabou por surgir, mais concretamente para os espanhóis do Real Madrid. 94 milhões de euros (94.000.000€) foi o valor – na altura a transferência mais cara de sempre – que os merengues tiveram de pagar, em 2009, por aquele que é considerado por muitos como o melhor futebolista da história.
Em nove anos na capital espanhola, Cristiano Ronaldo voltou a vencer tudo o que havia para ganhar, com uma média superior de um golo por jogo (450 golos em 438 jogos). Para além das competições domésticas, o madeirense conquistou mais quatro Liga dos Campeões e mais quatro Bolas de Ouro.
Após os anos dourados em Espanha, onde teve uma rivalidade incrível com Lionel Messi, o craque português voltou a aceitar um novo projeto, desta vez em Itália. Com 33 anos, mudou-se para Turim para passar a jogar com as cores da Juventus. Nesta aventura, Cristiano Ronaldo soube o que era vencer as três competições nacionais de Itália (Liga, Taça e Supertaça), mas nas competições europeias a vecchia signora acabou sempre por não almejar a conquista daquela que a competição predominante do madeirense – é o jogador com mais jogos, golos, assistências e troféus ganhos na Liga dos Campeões.
Após três no norte de Itália, Cristiano Ronaldo decidiu voltar a uma casa onde já tinha sido feliz. De regresso ao Reino Unido e ao Manchester United, o madeirense desta vez teve dificuldades em Old Trafford causadas pela relação conturbada com o treinador Erik Ten Hag, o que levou a uma saída precoce e pouco gloriosa para o futebolista.
É no mês de janeiro de 2023, com 37 anos, que o mais famoso número 7 do mundo do futebol surpreendeu tudo e todos ao aceitar ir jogar para a Arábia Saudita, mais concretamente para o Al Nassr. Várias manchetes de jornais e comentários em programas de televisão comentaram que o craque já não tinha as capacidades de outrora e por isso é que foi receber um ordenado estratosférico para as arábias. No entanto, e apesar de estar perto dos 40 anos, Cristiano Ronaldo voltou a mostrar todo o seu potencial e a prova disso estão nos 54 golos marcados ao longo do ano de 2023, onde foi o jogador com mais golos em todo o mundo, superando nomes como Mbappé, Haaland, Harry Kane e do eterno rival Messi – que entretanto também deixou o futebol europeu e foi para os americanos do Inter Miami.
Para além dos feitos a nível de clubes, Cristiano Ronaldo também deixou a sua marca nas competições internacionais com as cores de Portugal. Desde a final do Euro 2004, o craque carregou a seleção portuguesa e tornou-se o melhor marcador e mais internacional da história de Portugal e de todas as seleções mundiais. Como conquistas coletivas há a destacar o Euro 2016 e a Liga das Nações em 2019. O craque continua nos dias de hoje a fazer parte das escolhas do atual selecionador, Roberto Martínez, e dificilmente não irá marcar presença no Euro 2024. Já em relação ao Mundial 2026, ainda é cedo para dar garantias, mas a força de vontade de querer sempre mais e melhor irão fazer muita força na mente de Cristiano Ronaldo para que o próprio volte a tentar mais uma vez a conquista do único título que lhe falta conquistar.
Fora de campo, Cristiano Ronaldo namora com a modelo e influencer Georgina Rodríguez e é pai de Cristiano Jr., dos gémeos Eva e Mateo, de Alana Martina e de Bella – estes últimos dois são filhos do casal que se conheceu ainda nos tempos em que o craque jogava no Real Madrid.