O Coliseu de Lisboa recebeu novamente, na noite deste domingo (1 de outubro), a cerimónia dos Globos de Ouro da SIC/Caras.
A 27ª gala dos Globos de Ouro da SIC/Caras ocorreu esta noite de domingo (1 de outubro) no Coliseu de Lisboa e voltou a celebrar o melhor das artes e do espetáculo em Portugal. Repleta de entrega de prémios e homenagens tocantes, a cerimónia reuniu uma constelação de personalidades talentosas.
A gala, que foi transmitida pela SIC, foi marcada por momentos inesquecíveis e homenagens emocionantes, com um dos pontos altos da noite a ser a homenagem comovente a uma lenda do teatro e do entretenimento nacional, o icónico Ruy de Carvalho. Filipe La Féria, também ele uma figura de destaque no mundo do teatro e da revista portuguesa, subiu ao palco para receber o seu quinto Globo de Ouro – neste caso o de ‘Prémio Mérito e Excelência’ –, num reconhecimento da sua contribuição excecional para as artes.
No campo da ficção, Sara Matos – protagonista da novela ‘Sangue Oculto’ – foi aclamada como a ‘Melhor Atriz’, enquanto José Condessa – protagonista da série ‘O Crime do Padre Amaro’ – recebeu o prémio de ‘Melhor Ator’. No mundo do entretenimento, César Mourão foi coroado como a ‘Personalidade do Ano’, enquanto no mundo digital, Joana Marques, conquistou o seu segundo Globo de Ouro consecutivo. O único Globo de Ouro atribuído pelo público – ‘Prémio Revelação– acabou por ser entregue à dupla de jovens talentos promissores, Lucas Dutra e Madalena Aragão.
A música ocupou um lugar de destaque na noite, com performances memoráveis que fizeram vibrar os presentes no Coliseu de Lisboa. O projeto ‘Amália Hoje’ fez um emocionante regresso ao palco, a banda Táxi e o cantor britânico James Arthur também encantaram com as suas atuações ao vivo. Na categoria musical, ‘Na escola’ dos Quatro e Meia foi consagrada como a ‘Melhor Música’, enquanto A Garota Não recebeu o prémio de ‘Melhor Intérprete’ e a banda Da Weasel conquistou o Globo de Ouro de ‘Melhor Atuação’ – concerto realizado no NOS Alive. Como já é hábito nesta gala, o humor teve grande destaque em toda a cerimónia. Porém, quem venceu novamente na categoria ‘Personalidade do Ano’ no humor foi Ricardo Araújo Pereira.
Todos os vencedores da 27ª gala dos Globos de Ouro da SIC/Caras:
Cinema
- Melhor Atriz: Beatriz Batarda, em ‘Great Yarmouth Provisional Figures’;
- Melhor Ator: Albano Jerónimo, em ‘Restos do Vento’;
- Melhor Filme: ‘Alma Viva’, de Cristèle Alves Meira.
Entretenimento
- Personalidade do Ano: César Mourão;
- Personalidade do Ano – Digital: Joana Marques.
Ficção
- Melhor Atriz: Sara Matos, em ‘Sangue Oculto’;
- Melhor Ator: José Condessa, em ‘O Crime do Padre Amaro’;
- Melhor Projeto: ‘Cuba Libre’;
- Prémio Revelação: Madalena Aragão e Lucas Dutra.
Teatro
- Melhor Atriz: Rita Durão, em ‘Pentesileia’;
- Melhor Ator: Ivo Alexandre, em ‘O Misantropo’;
- Melhor Peça/Espetáculo: ‘A Praia’, de João Reis.
Música
- Melhor Música: ‘Na escola’, dos Quatro e Meia;
- Melhor Intérprete: A Garota Não;
- Melhor Atuação: Da Weasel no NOS Alive.
Humor
- Personalidade do Ano: Ricardo Araújo Pereira.
Moda
- Personalidade do Ano: Dino Alves.
Prémio Mérito e Excelência
- Filipe La Féria.
A 27ª gala dos Globos de Ouro provou, mais uma vez, ser uma noite verdadeiramente memorável, repleta de talento, emoção e celebração das artes e do entretenimento em Portugal. Cada vencedor e cada ato artístico contribuíram para tornar esta noite numa ocasião especial e inesquecível na cena cultural do país.