Saiba quais as cidades onde andar pelas ruas é uma excelente ideia.
Caminhar pelas ruas de uma cidade desconhecida, durante as férias, pode ser uma espécie de terapia que, além de renovar energias, possibilita também o contacto com diferentes pessoas e culturas.
Há cidades que não são muito apelativas neste sentido, uma vez que os principais pontos turísticos ficam distantes uns dos outros, sendo assim necessário recorrer a algum meio de transporte para poupar tempo. Por outro lado, existem lugares que oferecem diversas atrações que estão muito próximas umas das outras.
FLORENÇA, ITÁLIA
É cada vez mais comum ver os turistas, que escolhem Itália como destino, optarem por colocar Florença como primeira opção. A cidade é considerada um museu ao ar livre. Não deixe de visitar os Jardins de Boboli, o parque mais famoso da cidade, ideal para conhecer enquanto passeia.
ROMA, ITÁLIA
A cidade é excelente para conhecer a pé. No centro poderá visitar o famoso Coliseu e, logo ao lado, descobrir o incrível Fórum Romano, outra construção histórica. Depois de sair do Coliseu e do Fórum Romano, caso decida subir por uma rua que está próxima do local, encontrará o magnífico Monumento a Vítor Emanuel, um ponto de referência da cidade e um símbolo da Itália unificada.
DUBROVNIK, CROÁCIA
A parte antiga da cidade é cercada por muralhas e preserva uma incrível arquitetura medieval. A rua principal chama-se Stradun e é considerada uma das mais belas do mundo. Além disso, liga vários pontos turísticos da cidade de Dubrovnik. O local é um ponto de encontro dos turistas de todo o mundo, sendo a Praça Luza o ponto mais emblemático de toda a cidade. Situa-se numa das extremidades da Stradun.
PARIS, FRANÇA
Não existem dúvidas de que a capital da França é uma das cidades mais bonitas do mundo. Devido a isso, uma das melhores opções é caminhar pelas margens do Rio Sena até chegar à famosa Torre Eiffel. Um pouco mais distante da região está o Palácio de Versalhes. Poderá ter de recorrer um transporte para chegar ao local, mas depois poderá caminhar ao ar livre pelos jardins e desfrutar da magnífica vista.
BARCELONA, ESPANHA
Em Espanha existem muitas cidades incríveis para conhecer a pé, onde poderá desfrutar das mais variadas belezas arquitetónicas. Em Barcelona poderá encontrar as famosas Ramblas, que atravessam a cidade, sendo por isso perfeitas para uma boa caminhada. Ao percorrer as Ramblas, numa das extremidades, poderá chegar à Praia de Barceloneta, um dos principais postais da cidade.
LISBOA, PORTUGAL
A capital portuguesa está cada vez mais na moda e surge como favorita não só para os turistas, mas também como um local de eleição para se viver. No centro da cidade poderá encontrar vários lugares para conhecer a pé, como a Baixa Chiado, o Rossio e a Praça do Comércio, onde poderá desfrutar de uma magnífica vista sobre o rio Tejo. Não deixe de visitar a zona de Belém. No local é possível visitar vários pontos turísticos que se encontram perto uns dos outros, como é o caso do Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
CARTAGENA DAS ÍNDIAS, COLÔMBIA
Esta cidade está dividida entre a parte moderna e a mais antiga, estando a última cercada por muralhas. As ruas com casas coloridas são uma das atrações mais fascinantes para os turistas. A cada esquina poderá encontrar várias casas exóticas e pitorescas. Ao sair da cidade amuralhada e caminhando até à parte moderna, encontrará o Castelo San Felipe de Barajas, uma imponente fortificação que foi erguida pelos espanhóis.
CUSCO, PERU
A cidade não é a capital do país, mas é sem dúvida uma das mais importantes no que diz respeito à tradição e à cultura inca. O centro de Cusco, é convidativo e existem várias atrações que poderá descobrir enquanto caminha. Ao caminhar pelo local encontrará o Coricancha, uma importante construção que é o ponto de encontro entre as culturas incas e cristãs, já que abriga o Templo do Sol e o Convento de Santo Domingo.
NOVA IORQUE, ESTADOS UNIDOS
Se julgava que na galeria não existia espaço para grandes metrópoles saiba então que está muito enganado. A famosa Times Square, em Nova Iorque, é muito convidativa para conhecer a pé. Além disso, se estiver com disposição para fazer uma caminhada um pouco mais comprida, poderá também ir até ao Central Park. O local é ideal para quem gosta de natureza e de bonitas paisagens.
DUBLIN, IRLANDA
A cidade é conhecida pelo clima variado e também pelos diversos pubs. Para além disso, Dublin também é uma boa opção para fazer boas caminhadas. O passeio pelas margens do Rio Liffey, que corta a cidade, é um dos mais apreciados pelos turistas. Se estiver a caminhar pela cidade, procure pela St. Patrick’s Cathedral, uma igreja que homenageia o santo mais importante do país.
AMESTARDÃO, HOLANDA
A capital holandesa é uma das melhores cidades para conhecer enquanto caminha. Poderá desfrutar de um belo passeio pelas margens do canal de Grachtengordel. Uma atração imperdível é a Casa de Anne Frank e o Museu do Holocausto, que guardam no seu interior memórias da Segunda Guerra Mundial.
MARRAQUEXE, MARROCOS
Nesta cidade marroquina é praticamente impossível não se sentir seduzido enquanto caminha por Medina, o centro fortificado de Marraquexe. Quando caminhar por estas bandas, não deixe de visitar a praça Jemaa el-Fna, que possui um comércio movimentado, músicos e ainda encantadores de serpentes.
CHIANG MAI, TAILÂNDIA
Esta cidade amuralhada é perfeita para conhecer enquanto caminha e é um dos destinos mais populares entre os turistas que visitam o país. Nas caminhadas pela cidade poderá deparar-se com o emblemático Wat Chedi Luang, um impressionante templo budista que é uma das maiores atrações da cidade.
BUENOS AIRES, ARGENTINA
Conhecida como a cidade mais europeia da América do Sul, Buenos Aires é também é uma das metrópoles ideais para conhecer a pé. A Praça de Maio é o ponto de referência e serve como elo de ligação entre vários pontos importantes da cidade. Perto deste local,poderá encontrar o bairro de Puerto Madero, que abriga a famosa Puente de La Mujer, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
ROTHENBURG OB DER TAUBER, ALEMANHA
Chegar a esta cidade é como entrar numa máquina do tempo e transportar-se até à era medieval. As ruas da cidade estão repletas de vestígios históricos, com uma arquitetura impressionante. As ruas da cidade levam ao Marktplatz, a praça principal e o local onde os turistas que visitam a cidade costumam reunir-se. Além das construções antigas, as casas também se destacam devido às cores.
Artigo por Maria Ana Tojo