Em 2024 há um total de 17 feriados e 5 fins de semana prolongados espalhados em 10 dos 12 meses, contando com o 1 de janeiro que já passou.
Ao iniciarmos o ano de 2024, muitos de nós começam logo a vislumbrar os períodos mais propícios para marcar férias ou planear umas escapadinhas durante este ano que vai proporcionar algumas oportunidades para poder descansar da sua rotina diária de casa-trabalho e trabalho-casa.
O primeiro feriado de 2024, o Dia de Ano Novo, já passou e proporcionou logo um fim de semana prolongado. Contudo, as atenções agora voltam-se para o Carnaval, que ocorre no dia 13 de fevereiro (terça-feira), permitindo aos foliões uma pausa para o divertimento Porém, não esquecer que este não é um feriado nacional.
À medida que a primavera se aproxima, a Páscoa surge este ano em março, com a Sexta-Feira Santa no dia 29 de março e a Páscoa no dia 31 de março (domingo), proporcionando um feriado prolongado. O mês de abril reserva outro feriado nacional, o Dia da Liberdade, no dia 25 de abril (quinta-feira), que irá proporcionar uma excelente oportunidade para tirar um dia de férias e conseguir uma pausa de 4 dias.
Se tiver mais dias de férias para tirar, então aproveite esta altura do ano porque no início do mês de maio – menos de uma semana depois do feriado anterior – existe novo feriado, o Dia do Trabalhador a 1 de maio (quarta-feira). Bem planeado pode conseguir nesta altura da primavera um total de 7 dias consecutivos de descanso – três de férias (26, 29 e 30 de abril) e 4 a contar com feriados e fim de semana (25, 27 e 28 de abril e 1 de maio).
A 10 de junho (segunda-feira) celebra-se o Dia de Portugal, proporcionando um novo fim de semana prolongado. Já as pessoas que vivem nas cidades de Lisboa e de Vila Real, que celebram o Dia de S. António, têm mais uma oportunidade para descansar no 13 de junho (quinta-feira). O mês de junho destaca-se pelos feriados dos Santos Populares e no dia 24 de junho (segunda-feira) é a vez das pessoas que vivem nas cidades do Porto e de Braga celebrarem o Dia de S. João – neste caso há a ocorrência de novo fim de semana prolongado. Já no final do sexto mês do ano, é a vez das pessoas das cidades de Sintra e de Évora celebrarem o Dia de S. Pedro, que em 2024 se realiza num sábado (29 de junho).
Avançado para agosto, que é tradicionalmente sinónimo de férias grandes, este mês traz apenas um feriado (Assunção de Nossa Senhora) no dia 15 de agosto (quinta-feira). Depois de três meses com um único feriado – julho e setembro não têm feriados –, entramos no mês de outubro, que nos vai trazer a mais que centenária celebração da Implantação da República, no dia 5 de outubro, no entanto, este feriado calha em 2024 num sábado.
O penúltimo mês do ano (novembro) traz as boas notícias de volta – no que diz respeito a feriados – com o Dia de Todos os Santos no dia 1 de novembro (sexta-feira), que irá dar o último fim de semana prolongado de 2024. Em dezembro haverá os últimos três feriados do ano, porém, os dias 1 (Restauração da Independência) e 8 (Imaculada Conceição) do respetivo mês vão coincidir com o fim de semana, mais concretamente a domingo, sobrando assim o Natal (25 de dezembro), que em 2024 se vai celebrar a uma quarta-feira.
Com isto e ao olharmos para o calendário de 2024, no total poderá maximizar os 22 dias de férias a que tem direito em 51 dias de descanso. Clique aqui, para saber como e quando é que deve colocar os seus dias de férias de forma a potenciar ao máximo o calendário que este ano lhe proporciona.
Feriados de 2024:
- 1 de janeiro (segunda-feira) – Ano Novo;
- 13 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval [não é um feriado obrigatório];
- 29 de março (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa;
- 31 de março (domingo) – Páscoa;
- 25 de abril (quinta-feira) – Dia da Liberdade;
- 1 de maio (quarta-feira) – Dia do Trabalhador, quarta-feira;
- 30 de maio (quinta-feira) – Corpo de Deus;
- 10 de junho (segunda-feira) – Dia de Portugal;
- 13 de junho (quinta-feira) – Dia de S. António [feriado nas cidades de Lisboa e de Vila Real];
- 24 de junho (segunda-feira) – Dia de S. João [feriado nas cidades do Porto e de Braga];
- 29 de junho (sábado) – Dia de S. Pedro [feriado nas cidades de Sintra e de Évora];
- 15 de agosto (quinta-feira) – Assunção de Nossa Senhora;
- 5 de outubro (sábado) – Dia da Implantação da República;
- 1 de novembro (sexta-feira) – Dia de Todos os Santos;
- 1 de dezembro (domingo) – Restauração da Independência;
- 8 de dezembro (domingo) – Imaculada Conceição;
- 25 de dezembro (quarta-feira) – Natal.
Fins de semana prolongados:
- 1 de janeiro (segunda-feira) – Ano Novo;
- 29 de março (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa;
- 10 de junho (segunda-feira) – Dia de Portugal;
- 24 de junho (segunda-feira) – Dia de S. João [feriado nas cidades do Porto e de Braga];
- 1 de novembro (sexta-feira) – Dia de Todos os Santos.