Fogo-fátuo é o filme português que abre esta sexta-feira o Festival Queer Lisboa.
A fantasia musical da autoria de João Pedro Rodrigues chega agora em antestreia ao Cinema São Jorge e vai marcar o início do Queer Lisboa. O festival decorre até ao dia 24 de setembro.
Fogo-fátuo, cuja história envolve um príncipe, bombeiros e a problemática dos incêndios em Portugal, foi o filme escolhido para abrir hoje, dia 16 de setembro, o Queer Lisboa.
Após uma estreia bem-sucedida em Cannes, a fantasia musical de João Pedro Rodrigues chega agora a Lisboa, mas não fica por aqui. O filme também marca presença no festival de Toronto, a decorrer no Canadá.
O enredo desta comédia, que vai estar nos cinemas no dia 29 de setembro, é sobre um príncipe português que pretende tornar-se bombeiro para ajudar a combater os incêndios no país. Tem ainda uma mensagem subentendida de sátira social feita a Portugal.
Mauro Costa e André Cabral, são os protagonistas desta fantasia musical, que conta ainda com nomes como Joel Branco, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova, Miguel Loureiro, Teresa Madruga, Paulo Bragança, Cláudia Jardim e Joana Barrios, entre outros.
O objetivo da 26.ª edição do festival é levar os espetadores a refletir sobre a construção do conceito queer e também sobre a importância da memória neste processo. Tanto no passado como no presente.
O documentário Esther Newton Made Me Gay, da realizadora Jean Carlomusto, foi o escolhido para encerrar esta edição do festival.
Artigo por Bianca Rocha