Do Mama Shelter à Bica, Lisboa enche-se de festas e sardinhas.
Dois anos depois de um interregno forçado, as festas de Lisboa estão aí para compensar os anos perdidos. Como é habitual, as festividades estendem-se durante o mês de junho.
Há festas para todos os gostos, em vários pontos de Lisboa. A certeza é que vai ter sardinhas, cerveja, bifanas e música portuguesa.
MAMA SHELTER
De 9 a 30 de junho (quintas-feiras)
Vão ter lugar todas as quintas-feiras de junho, a partir de dia 9, e prometem a atmosfera típica dos Santos Populares num dos melhores rooftops da cidade. Os arraiais do Mama Shelter Lisboa estão prontos para arrancar, com direito a sardinhas, cerveja e música popular. Siga a marcha!
A partir de 9 de junho e até ao final do mês, todas as quintas-feiras são dia de arraial dos Santos Populares no rooftop do Mama Shelter, entre as 17h e as 23h. A entrada dá direito a uma bebida (cerveja, refrigerante ou tinto de verano) e a uma rifa.
Com as rifas, os clientes podem habilitar-se a diversos prémios, desde cerveja e sardinhas a uma estadia ou jantar no Mama Shelter Lisboa. Na esperada noite de Santo António, domingo, dia 12 de junho, o programa será ainda mais especial, com a atuação ao vivo de uma banda de música.
Para acompanhar o entretenimento nas noites dos Santos Populares, o Mama Shelter Lisboa está a preparar um menu especial em que não vão faltar as iguarias mais típicas desta época.
ARRAIAL DA ESTRELA
De 13 de maio até 13 de junho
Mesmo antes de começar o mês dos arraiais, já a Junta de Freguesia da Estrela estava a antecipar as festividades com a instalação de uma feira no mesmo lugar onde aconteceu uma feira popular de inverno, que esteve no local entre janeiro e março deste ano
Além das tradicionais atrações de feira, há ainda uma roda gigante que não existiu na feira de inverno. O recinto está aberto todos os dias da semana – dias de semana entre as 14h e as 2h e fins de semana e feriados entre as 12h e as 2h, e não falta música.
ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO
De 27 de maio até 19 de junho
O arraial organizado pela Junta de Freguesia de Santo António também está de regresso em 2022.
A festa já começou e o cartaz também já está decidido. Além da música popular, a 10 é dia de se fazer silêncio para se ouvir cantar o fado, como pede a organização. A entrada é livre, naquele que se intitula como o arraial mais santo da cidade.
ARRAIAL DE ALFAMA
De 1 a 30 de junho
Pegando emprestada uma célebre expressão, em junho todos os caminhos vão dar a Alfama. Para quem conhece sabe que este bairro lisboeta é um autêntico arraial durante todo o mês de junho.
São os próprios moradores os responsáveis pelos comes e bebes e há de tudo, para todos os gostos. O epicentro da festa é o Largo de São Miguel, onde está montado o palco para a animação musical. Em dias de maior afluência, o espaço não é muito grande, mas vale a pena a visita.
A festa dura o mês inteiro. Por isso, não vão faltar oportunidades para conhecer um dos arraiais mais típicos de Lisboa.
ARRAIAL DA BICA
De 1 a 30 de junho
A par do arraial de Alfama, o da Bica também tem lugar durante todo o mês de junho. Pelas suas características, este é um desafio vertical, por isso prepare-se para um verdadeiro sobe e desce pelas ruas do bairro.
O ponto alto acontece no dia 12 com uma verdadeira enchente de foliões. Nas ruas paralelas não falta festa, comes e bebes e animação.
O arraial, promovido pelas associações recreativas do bairro, é mais um dos pontos imperdíveis da cidade e um dos mais animados. Se não gosta de confusão, evite o dia 12 de junho, o dia de maior afluência.
ARRAIAL DA MISERICÓRDIA
De 1 a 30 de junho
Aqui temos mais um arraial repleto com nomes de peso da música portuguesa com a Rosinha, Ruth Marlene, Quim Barreiros, Jorge Guerreiro, para os mais jovens, dos mesmos organizadores de Revenge of the 90’s, o Show do Turb´Ó Baile e Toy. Diariamente, ao longo de junho, haverá animação musical de grupos de música popular e DJ’s.
Os pratos típicos não faltam à chamada e há também alguns produtos portugueses de artesanato à venda. O arraial acontece de domingo a quinta-feira, das 10h às 22h e sextas, sábados e vésperas de feriados das 10h às 24h. Dia 12 de junho, véspera de Santo António, acontece das 10h às 04h.
SANTOS À CAMPOLIDE
De 3 a 13 de junho
Se além dos tradicionais comes e bebes, se a vertente musical também é uma das coisas que mais valoriza, o Santos à Campolide é uma das opções na primeira metade do mês de junho.
O cartaz é sempre bem recheado e este volta-se a cumprir a tradição. Iran Costa, Quim Barreiros, Jorge Guerreiro, Fernando Correia Marques ou Ruth Marlene são os nomes deste ano.
A festa, como de costume, acontece no Parque Urbano Quinta do Zé Pinto. De acordo com a organização há também várias atividades destinadas às famílias e às crianças ao longo dos dias. As tardes vão terminar com Sunsets DJ e ainda vão ser transmitidos três jogos da seleção nacional.
ARRAIAL DE BENFICA
De 23 a 26 de junho
O Grande Arraial de Benfica é aquele que tem o cartaz mais forte das festas de Lisboa. E este ano não é exceção.
Lena d’Água, Amor Electro, Carlão, Expensive Soul, Miguel Bravo, Ana Bacalhau, Sons do Minho, Tributo Popular, Rui Veloso e Martim Vicente são os artistas esperados nos três dias de festa.
A festa arranca no dia 23 às 17h com tunas académicas. Nesse dia são também os concertos de Lena d’Água e Amor Electro. A 24, Carlão abre os concertos do dia, seguido de Expensive Soul. Miguel Bravo tem também atuação marcada.
No sábado, 25 de junho, o arranque é feito pelos Sons do Minho, seguidos de Ana Bacalhau. Os Tributo Popular encerram o dia. A festa termina no domingo, 26 de junho, com Martim Vicente e Rui Veloso.
Para quem não quer (ou não pode) sair de casa; para quem não quer pegar no carro para ir para a confusão de Lisboa ou quer beber à vontade; para quem quer apenas celebrar os Santos em casa, pode contar com a Uber e a Uber Eats.
Até ao dia 12 de junho, o Uber Eats está a oferecer a taxa de entrega em pedidos nas lojas de conveniência. Além disso, os festejos estendem-se entre os dias 13 e 19 e 23 e 26 de junho, com os packs especiais Santos Populares, do Continente, Minipreço, Bairro Shop, El Corte Inglês e Supermercados Go Natural, com uma campanha de “Gaste 20, Poupe 5”, em artigos como carne de churrasco, sardinhas, batatas fritas, limão, gelo e bebidas.
Para o melhor arraial lá de casa, os restaurantes Rui dos Pregos e o Arcos da Vila entram, este mês de junho, em exclusivo para o Uber Eats, com duas promoções absolutamente deliciosas. Durante duas semanas, desde a Doca de Santo Amaro, em Alcântara, a Sintra, o Rui dos Pregos garante o melhor prego no pão em casa e o Arcos da Vila, conhecido pela cozinha tradicional portuguesa, as melhores sardinhas, com uma campanha leve dois, pague um.
A Uber estará presente nas ruas de Lisboa e do Porto para o ajudar nas suas deslocações e aproveitar ao máximo os arraiais e as festas da cidade. Para que tudo corra bem, a Uber preparou algumas dicas:
Solicite sempre a sua viagem Uber fora das áreas com limitações de circulação: de acordo com informações oficiais divulgadas, diversas zonas da cidade terão o trânsito condicionado. Além das marchas populares e casamentos de Santo António, existirão mais ruas cortadas no centro das cidades.
Na dúvida, comunique com o seu motorista: em algumas zonas mais movimentadas pode ser difícil encontrar o seu motorista. Enquanto aguarda, clique na área “Alguma nota de recolha?” da aplicação e envie uma mensagem para coordenar o ponto de recolha com o seu motorista.
Verifique a sua viagem: as noites de Santos Populares vão ser movimentadas. Por isso, certifique-se de que está a entrar no veículo correto, com o motorista correto. Confirme na aplicação o modelo e a matrícula do veículo, bem como o nome do motorista antes de entrar e seguir viagem.
Mais paragens, menos problemas: ao voltar da festa precisa de deixar amigos em casa? Pode adicionar até duas paragens ao longo da sua viagem. O valor da viagem será ajustado automaticamente. Pode ainda dividir entre todos o preço da viagem.
Partilhe os detalhes da sua viagem: quer esteja adiantado, atrasado ou a horas, mantenha os seus familiares e amigos a par da sua viagem. Para isso, basta clicar em “Partilhar” o estado da viagem na aplicação para partilhar a sua localização em tempo real.
Botão de emergência: se sentir que está numa emergência, ligue para o 112 através do botão de emergência na sua aplicação. Sempre que ligar para os serviços de emergência através da aplicação Uber, esta fornece a sua localização em tempo real e os detalhes da viagem.
Caso se esqueça algo no veículo: existe a hipótese de recuperar os seus pertences, basta fazê-lo através da aplicação.
Artigo por Maria Ana Tojo