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A Apple aderiu às soluções de pagamento “compre agora e pague depois”, que passará a disponibilizar o serviço nos Estados Unidos no outono. 

A grande tecnológica Apple aderiu a estas soluções de pagamento, que se tornaram muito populares durante a pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito pela gigante na segunda-feira, dia 7, mas só passará a disponibilizar o serviço nos Estados Unidos no outono. Os utilizadores aprovados que utilizam o método de pagamento Apple Pay poderão optar por pagar uma compra em quatro prestações ao longo de seis semanas, “sem juros ou taxas de qualquer tipo”. 

O novo serviço “Apple Pay Later”, permitirá visualizar, rastrear e reembolsar facilmente. O serviço dependerá da rede Mastercard, mas o grupo não especificou qual será o banco responsável pelos créditos. A Apple apresentou também um conjunto de novas ferramentas e melhorias no seu sistema operacional, o iOS 16, que será instalado automaticamente nos smartphones no outono. 

A marca tem diversificado bastante os seus serviços e fontes de rendimento nos últimos anos, para incentivar os utilizadores dos seus dispositivos a permanecerem no seu ‘ecossistema’, ou seja, desde a comunicação ao entretenimento, passando pelo trabalho e compras online. 

Desta vez, a escolha recaiu sobre uma área já explorada por outras empresas, como a Affirm (parceira da Amazon e Stripe), Afterpay, Klarna ou PayPal. Este método de pagamento é uma alternativa menos arriscada aos cartões de crédito, que cobram juros muitas vezes complicados de entender e que podem acumular dividas rapidamente. 

O uso ganhou preponderância durante a pandemia de Covid-19 e as parcerias com as empresas multiplicaram-se, com estas a estarem dispostas a pagar uma percentagem da transação. 

No entanto, em dezembro, uma agência norte-americana abriu uma investigação sobre os riscos e benefícios desta solução de pagamento. O Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB) manifestou-se “preocupado” com a potencial acumulação de dívidas, o cumprimento das leis de proteção ao consumidor e o uso dos dados recolhidos por empresas que oferecem estes serviços. 

A Grand View Research estima que o mercado global da solução “compre agora e pague depois” tenha representado 5000 milhões de dólares (cerca de 4680 milhões de euros) em 2021 e prevê que atingirá cerca de 40 000 milhões de dólares (cerca de 37 430 milhões de euros) até 2030. 

Artigo por Maria Ana Tojo

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