Os pelos dos animais de estimação podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e fixar-se nas roupas e móveis
Se a nível global 57% das pessoas tem um animal de estimação em casa, em Portugal esse número sobe para 60%. Segundo o Global Dust Study elaborado pela Dyson, mais de metade da população portuguesa tem animais em casa, o valor mais alto entre os 39 países inquiridos.
Se faz parte do grupo de pessoas que têm alergias aos animais já deve ter notado que fugir do contacto com os animais de estimação de amigos ou familiares é, muitas vezes, tarefa complicada. Mesmo evitando o contacto direto e levando o animal para outra divisão da casa, as reações alérgicas podem ser despoletadas através do pelo que fica preso no mobiliário. A Dyson explica em profundidade a que se devem estas alergias e o que pode fazer para atenuar os sintomas:
Quais as causas?
Os sinais de alergia geralmente resultam da exposição a proteínas encontradas na saliva, urina ou nas células mortas da pele dos animais de estimação. Os pelos dos animais de estimação podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e fixar-se nas roupas e móveis.
As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória nas passagens nasais ou nos pulmões, à medida que o sistema imunológico responde à inalação do alérgeno do pelo do animal de estimação.
Ao produzir os anticorpos necessários para proteger o corpo de substâncias estranhas, o corpo pode compensar excessivamente a reação às alergias a animais de estimação, com sintomas que incluem:
- Falta de ar e reações asmáticas
- Espirros e congestão nasal
- Irritação ocular, incluindo comichão e lacrimejamento dos olhos
- Pele inchada ao redor dos olhos
- Aperto no peito
- Insónia devido à falta de ar ou tosse
- Eczema na superfície da pele
- Manchas vermelhas na pele e comichão
Quais os animais que causam alergia?
Qualquer animal com pelo pode causar uma reação em pessoas alérgicas, mas a alergia a gatos e a cães é a mais comum3: o pelo geralmente espalha-se ao escovar o seu animal de estimação ou quando ele se limpa sozinho. Os pelos de animais de estimação podem ser um gatilho perigoso para as alergias, mesmo que o animal já não esteja presente na divisão.
Evitar completamente os animais de estimação é uma opção difícil para os amantes dos animais. Estes “melhores amigos do homem” são uma ótima solução para a solidão, mas infelizmente não existem animais de estimação que sejam 100% hipoalergénicos.
Como atenuar os sintomas?
Evite locais com animais
A solução mais óbvia é evitar ficar perto das raças de cães e gatos que causam os sintomas mais graves. Peça a amigos e familiares para se encontrarem noutro local para evitar a presença dos pelos dos animais e alergénios desencadeantes.
Remova os pelos de forma eficiente
Usar um aspirador de pó com sucção potente, como o aspirador sem fios Dyson V15 Detect™, pode fazer uma grande diferença. Por ser sem fios, permite limpar facilmente uma variedade de superfícies sem a restrição de ter que estar sempre a ligar e desligar da tomada ao mudar de divisão. Além disso, graças à escova iluminada, é possível ver os pelos de animais escondidos que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.
Ao passar o aspirador de pó, aspire devagar e com cuidado, seguindo um padrão e usando os acessórios certos, o que aumentará as chances de capturar os pelos dos animais.
Para uma limpeza mais eficaz, pode experimentar o kit de cuidados para animais de estimação da Dyson. Este acessório recolhe os pelos soltos enquanto escova o seu animal e foi concebido acusticamente para que o animal se mantenha tranquilo durante todo o processo. Além disso, a função de auto-limpeza permite-lhe soltar o polegar e ver como o aspirador suga os pelos recolhidos diretamente para o depósito.
Pode ver mais artigos sobre a Dyson aqui.