Preços do gasóleo e da gasolina vão descer.
O gasóleo deverá descer cinco cêntimos por litro na próxima segunda-feira, 5 de setembro, e a gasolina reduzir o seu preço em 5,5 cêntimos.
Segundo a CNN Portugal, ao longo desta semana o petróleo, medido pelo índice Brent, tem estado em queda, negociando abaixo dos 93 dólares por barril ao final da tarde desta quinta-feira, dia 1, depois de ter fechado a roçar os 100 dólares no final da semana passada e de ter chegado aos 103 dólares na segunda-feira.
Na passada quarta-feira, 31 de agosto, o preço de venda médio do gasóleo simples em Portugal continental foi de 1,886 por litro, o que aponta para uma descida para a casa dos 1,836 euros na próxima semana. Já a gasolina simples estava na mesma quarta-feira com um preço de venda final médio de 1,78 euros, o que sugere que na segunda-feira possa descer para a casa dos 1,725 euros por litro.
Depois de duas semanas de fortes aumentos no gasóleo – que, contudo, não se verificaram na gasolina -, o gasóleo voltará assim a descer, mantendo-se, no entanto, mais caro que a gasolina 95. A 8 de agosto, um litro de gasóleo custou em média 1,746 euros, subindo 14 cêntimos por litro, entretanto. A descida de 5 cêntimos na próxima semana, a confirmar-se, atenuará esta subida das últimas semanas.
Os preços dos combustíveis são livres, o que significa que estas estimativas são indicativas: as gasolineiras podem fixar os preços que quiserem, por cada posto e a qualquer dia.
Artigo por Maria Ana Tojo