COMBUSTÍVEIS CADA VEZ MAIS CAROS E PORTUGUESES DESCONTENTES

O CAFÉ TORRADO MOÍDO E O CAFÉ EM GRÃO VEÊM AGORA EM NOVAS EMBALAGENS
13 de Outubro, 2021
NOVO OPEL ASTRA CHEGA JÁ NO INÍCIO DE 2022 E OS PREÇOS COMEÇAM NOS 26 500€
13 de Outubro, 2021

COMBUSTÍVEIS CADA VEZ MAIS CAROS E PORTUGUESES DESCONTENTES

O valor da gasolina e do gasóleo voltou a subir e desta vez a pique.

A semana não começou da melhor maneira para quem se esqueceu de encher o depósito antes do aumento dos preços. Esta foi a maior subida de preço de combustíveis em 2021. A gasolina aumentou mais 2,5 cêntimos por litro e no gasóleo foram 3,5 cêntimos por litro.

Desde 2012 que o combustíveis não apresentavam valores tão altos. Além do mais, 2021 também fica marcado pela quantidade de subidas feitas ao longo do ano. No caso do gasóleo, o valor já subiu 38 vezes e desceu 8. Por sua vez, a gasolina aumentou 30 e baixou apenas 7 vezes – números assustadores que tem vindo a deixar os portugueses descontentes.

Recorde-se que recentemente também foi aprovada uma proposta de lei para controlar estes aumentos súbitos.

Segundo a Lusa, João Pedro Matos Fernandes durante a conferência de imprensa deixou claro que o objetivo é “habilitar o Governo a intervir com a fixação de margens máximas em todas as componentes das cadeias de valor de gasolina e gasóleo simples e de GPL engarrafado, assegurando a disponibilidade de uma ferramenta para dar resposta adequada e proporcional a eventos de distorção no mercado nos combustíveis essenciais à vida dos consumidores e das empresas”.

No entanto, o setor das gasolineiras revelou-se revoltado com esta decisão, afirmando várias vezes que a solução passa pela descida dos impostos e não um limite de margens que poderá condicionar empresas mais pequenas.

Texto escrito por New Men