Produzido na Europa, o novo ë-C3 chega a Portugal em junho e está disponível a partir de 23 300€ na versão de entrada You. Quanto à versão mais equipada Max é comercializada a partir dos 27 800€.
As duas versões podem ser adquiridas ainda ao abrigo de um programa de financiamento Simple Drive da Citroën, sendo a versão de acesso proposta por uma renda de 139€ / mês (TAEG: 9%; Entrada de 7.700€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final (VFG*) de 15.142,86€) e a Max por uma mensalidade de 189€ euros (TAEG: 8,8%; Entrada de 8.250€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final (VFG*) de 18.040,86€).
No coração do novo ë-C3 está um motor de 83 kW / 113 cv, associado a uma bateria de 44 kWh e um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, conjunto que proporciona todo o prazer inerente à condução elétrica.
A bateria é compatível com cargas rápidas em carregador DC de 100 kW (estação de carregamento pública). Nesse caso, a passagem de 20% a 80% da sua capacidade faz-se em apenas 26 minutos. Se usada uma wallbox de 7 kW de potência este período é de apenas 4 horas e 10 minutos . O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série em ambas as versões. Para ambas as versões está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por um PVP de 400 € (IVA incluído).
Gama simplificada com apenas 2 versões
A gama do novo ë-C3 compõe-se de apenas duas versões, You e Max. O equipamento integrado na versão “You” já inclui a suspensão Citroën Advanced Comfort®, uma estreia neste segmento, bem como de tecnologias inteligentes para uma condução descontraída, como o novo Citroën Head Up Display e o “My Citroën Play”, com estação para smartphone, sistema que permite conectar esses dispositivos ao veículo e tirar partido das suas funções.
Nesta configuração, o novo ë-C3 conta, ainda, com sistema de ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16″ com embelezadores Pyrite (pneus A+ 205/55 R16) e spoiler traseiro.
Já a versão ë-C3 Max integra bancos Citroën Advanced Comfort®, em estofos cinza Metropolitan, volante forrado, vidros elétricos à frente e atrás e o sistema de ar condicionado automático. No domínio do infotainment o modelo oferece um sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25″ (com BTA), carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C, uma no tablier e duas para os passageiros traseiros (carregamento rápido 3A), que viajam num banco traseiro 2/3-1/3.
No exterior destacam-se as jantes de liga leve de 17″ Atacamite com acabamento adiamantado (pneus A+ 205/50 R17), as barras de tejadilho em preto brilhante, os vidros traseiros escurecidos, os faróis automáticos inteligentes e as luzes traseiras LED 3D, num modelo que conta, também, como retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e sensores de estacionamento atrás.
A tão antecipada versão com uma bateria mais pequena e 200 km de autonomia chega mais tarde e será proposta por 19 990€.
Artigo por Rui Reis