Os filmes ‘Barbie’, Missão Impossível’ e ‘Oppenheimer’ contribuíram e de que maneira para estes números registados no mês de julho.
Os cinemas portugueses celebraram um marco histórico no passado mês de julho, onde superou todas as expectativas e alcançou uma receita bruta de bilheteira a rondar os 10,5 milhões de euros, representando um aumento impressionante de 74,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (2022).
De acordo com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), este foi não apenas o melhor mês de julho, mas também o melhor mês globalmente desde que os dados começaram a ser registados em 2004. A indústria cinematográfica portuguesa atingiu uma marca que há muito não era alcançada, superando até mesmo o período pré-pandémico.
Com uma oferta diversificada de filmes, que incluiu o aguardado ‘Oppenheimer’, a icónica ‘Barbie’ e o mais recente capítulo de ‘Missão Impossível’, os cinemas atraíram uma audiência notável de 1,7 milhões de espectadores. Este número representa um aumento de 62,8% em relação a julho de 2022 e é comparável aos níveis de agosto de 2019, antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
O filme da ‘Barbie’ atraiu quase 500 mil espectadores e gerou uma receita de 2,9 milhões de euros em apenas 11 dias de exibição, enquanto que ‘Missão Impossível’ e ‘Oppenheimer’ também tiveram um desempenho notável, ao contarem com 256 mil e 228 mil espectadores, respetivamente – ambos tiveram uma receita de 1,6 milhões de euros. Para além destes filmes, ‘Indiano Jones’ e ‘Elemental’ também se destacaram e contribuíram para a impressionante marca atingida no mês de julho.
Em termos de distribuição, a NOS manteve a posição de liderança, com uma receita de 17,8 milhões de euros acumulados. Por sua vez, a Cinemundo ficou a menos de 300 mil euros da concorrente.
No que diz respeito a filmes portugueses, ‘Mal Viver’ (dirigido por João Canijo) liderou com 16 mil espectadores e uma receita de 77 mil euros, demonstrando o interesse contínuo do público pelo cinema nacional.