CINCO ELÉTRICOS PARA COMPRAR NESTE INÍCIO DE 2021

JUVENTUS SEGUE PARA MAIS UMA FINAL
10 de Fevereiro, 2021
DIAS “NEGROS” PINTADOS DE BRANCO
10 de Fevereiro, 2021

CINCO ELÉTRICOS PARA COMPRAR NESTE INÍCIO DE 2021

Esta semana tem sido particularmente ativa e excitante no mundo dos automóveis elétricos ou eletrificados. A DS apresentou esta quarta-feira (dia 10) o seu novo porta-estandarte, o DS 9, que só estará disponível numa versão híbrida plug-in e que promete luxo e requinte à grande e à francesa. A Audi apresentou a nova berlina superdesportiva 100% elétrica que estará disponível nas variantes GT e RS GT, sendo que esta última é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A Peugeot também deu o conhecer os preços do seu novo familiar desportivo, o 508 PSE, com um sistema híbrido e uma potência combinada de 360 cv. A Mercedes-Benz anunciou os preços do novo SUV compacto EQA e, por fim, a Nissan deu a conhecer uma série especial do seu best-seller Leaf.

Ufa! Uma altura fértil em novidades. E o ano só agora começou…

Novo DS 9 é o topo de gama da DS

O novo DS 9 simboliza os conceitos base que norteiam a marca Premium do Grupo Stellantis. Espaçoso, confortável, refinado e sofisticado, o DS 9 espelha o espírito avant-garde da marca francesa. Posicionado no segmento D premium, o DS 9 tem 4,93 metros de comprimento e a maior distância entre-eixos que a plataforma EMP2 já conheceu: 2895 mm. A própria bagageira, com 510 litros de capacidade, também é muito generosa, apesar da linha descendente da carroçaria que representa o conceito fast-back e dinâmico que a DS pretende imprimir ao seu navio-almirante.

Disponível apenas com a motorização híbrida plug-in, o DS 9 associa o motor de combustão 1.6 Turbo de 180 cv com um motor elétrico de 90 kW de potência, somando uma potência combinada de 225 cv. A autonomia estimada no modo 100% elétrico é superior a 50 km.

Esta berlina de luxo, com detalhes diferenciadores como os puxadores embutidos na carroçaria e que se ativam por proximidade, está disponível em dois níveis de equipamento: Performance Line+ e Rivoli+. Qualquer um deles muito recheado e incluindo o painel de instrumentos digital de 12,3” e o ecrã central tátil de 12”. Os bancos são todos eles elétricos, aquecidos e com função de massagem.

Para assegurar o conforto de rolamento que associamos a um DS, o DS 9 recorre a uma suspensão pilotada com o sistema DS Scan, que tira partido de uma câmara montada na dianteira e que vai “lendo” o piso.

O novo DS 9 já está à venda em Portugal, com as primeiras unidades a serem entregues em junho, por preços que variam entre os 59 100€ da versão Performance Line+ e os 61 000€ do Rivoli+.

Audi e-Tron GT e RS GT

A Audi eleva a fasquia nas berlinas desportivas 100% elétricas com o inovador e-tron GT e o agressivo e-tron RS GT. Os números deste último são esclarecedores: 598 cv de potência (646 cv em modo boost e durante 2,5 segundos), 830 Nm de binário, uma velocidade máxima limitada de 250 km/h e 3,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Prestações de um superdesportivo numa berlina requintada com 4,99 metros de comprimento.

O e-tron GT é mais sóbrio nas prestações, mas não menos impressionante, com uma potência máxima de 476 cv (530 cv em modo boost), 630 Nm de binário (640 Nm em boost), 245 km/h de velocidade máxima e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Ambos os modelos contam com baterias de iões de lítio de 85 kWh de capacidade e uma autonomia estimada de até 487 km em ciclo WLTP. Com uma capacidade de carregamento de até 270 kW, os e-tron GT conseguem atingir 80% da carga em 23 minutos.

As pré-reservas para o e-tron GT em Portugal já abriram, mas os preços finais para o mercado nacional ainda estão ser ultimados.

Peugeot 508 PSE, para pais apressados

A Peugeot Portugal já divulgou os preços e iniciou oficialmente a comercialização do novo familiar desportivo 508 PSE (Peugeot Sport Engineered). Assim, este desportivo gaulês é proposto por 68 855 € na versão berlina e 70 355€ se optar pela carrinha 508 SW. A chegada das primeiras unidades a Portugal está prevista para o próximo mês de maio.

Relembramos que os 508 PSE estão equipados com uma motorização híbrida plug-in que casa um motor de combustão (1.6 Turbo) com 200 cc, um motor elétrico dianteiro com 81kW (110cv) acoplado à caixa de 8 velocidades automática (EAT8) e um motor elétrico traseiro, com uma potência máxima de 83 kW (113cv). A bateria tem 11,8kW de capacidade e a autonomia estimada no modo EV é de 50 km. Os números são igualmente esclarecedores: 360 cv de potênvia e 520 Nm de binário, 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, 1000 m  de arranque em 24,5 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (com limitador eletrónico).

EQA, pequeno em tamanho, grande em virtudes

O novo Mercedes-Benz EQA é o primeiro veículo 100% elétrico no segmento dos SUV compactos Premium da Mercedes-EQ. Com uma potência de 140 kW (190 cv), o EQA 250 apresenta uma autonomia estimada de até 426 km, sendo perfeito para uma utilização urbana diária. Com um carregamento ultrarrápido, permite em 30 minutos recuperar mais de 300 km.

A versão de lançamento do modelo em Portugal é o EQA 250 com preços a começarem nos 53 750€.

Leaf comemora o 10º aniversário

A Nissan acaba de anunciar o LEAF10, uma edição especial que pretende comemorar os 10 anos de sucesso de vendas como o primeiro automóvel elétrico de comercialização em massa a nível mundial.

Já disponível nos concessionários Nissan em Portugal, o LEAF10 acrescenta uma arrojada nova cor da carroçaria que é complementada pelos requintados detalhes de padrões de decoração no exterior. Esta versão especial inclui as tecnologias ProPILOT, e-Pedal e, em sintonia com o mundo atual, o LEAF10 está disponível com o versátil hotspot Wi-Fi no Automóvel da Nissan.

O Nissan LEAF10 já está disponível em Portugal com preços recomendados de venda a público a partir de 23 100 euros + IVA (este pode ser abatido para as empresas), incluindo campanhas em vigor.

Este artigo foi escrito por Rui Reis