CIBERATAQUE PIRATA À PLATAFORMA TWITCH

NOVA IMAGEM E NOVOS COMPROMISSOS PARA UMAS BOLACHAS MAIS SABOROSAS
7 de Outubro, 2021
O HOTEL CASINO CHAVES OFERECE BOA COMIDA E MUITAS GARGALHADAS
7 de Outubro, 2021

CIBERATAQUE PIRATA À PLATAFORMA TWITCH

A plataforma de streaming em direto Twitch confirmou que sofreu um ataque pirata. O seu código-fonte e outras informações sobre criadores de conteúdo foram expostas.   

A Twitch é uma das mais conhecidas plataformas para fazer streaming de jogos e é utilizada por milhares de pessoas. Este serviço da Internet está sob grande atenção, depois de ter sido revelado um roubo de dados. 

Do que já foi confirmado, foram 125 GB de informação roubados e que surgiram na Internet. Sabe-se que neste roubo existe muita informação do próprio serviço, indo desde o código-fonte até às passwords dos utilizadores. “Cada vez que linhas de código de uma plataforma são tornadas públicas não é bom e é potencialmente desastroso. Abre uma porta gigantesca para potenciais malfeitores encontrarem falhas no sistema, instalar malware e, potencialmente, roubar informação sensível e confidencial”, afirma Rui Duro, gerente da Check Point Software em Portugal, empresa que atua em diversos países na área de segurança para internet. 

O roubo de dados na Internet é um tema cada vez mais frequente e que afeta muitos serviços e os seus utilizadores. Desta vez o ataque foi feito à Twitch e aos utilizadores da plataforma, que viram os seus dados roubados e publicados de forma pública. Esta publicação parece ter sido muito grande e foram revelados dados relevantes da Twitch. Diz-se que muito do código-fonte deste serviço e das suas apps está disponível e pode ser acedido num simples link de um torrent. Há ainda muitos outros dados que foram tornados públicos. Incluem-se dados desde 2019 de pagamentos aos streamers e a possibilidade da presença das passwords dos utilizadores.  

Esta fuga de informação já foi reconhecida pela Twitch, não tendo sido, no entanto, revelada a forma como aconteceu. Já foi afirmado que este será apenas o primeiro de outras publicações com informação que poderá ser feito. Rui Duro recomenda vivamente “a todos os utilizadores do Twitch a precaverem-se e agir de forma segura nos próximos tempos pois os ciberataques estão a aumentar. Em Outubro, mês de Consciencialização para a Cibersegurança, a Check Point Research documentou um crescimento de 40% dos ciberataques este ano, isto em comparação com o ano passado (2020). Recomendamos a todos os utilizadores do Twitch que alterem de imediato as suas passwords e ativem a autenticação de duplo fator nas suas contas.”  

Ainda não se sabe tudo sobre este roubo de dados nem se sabe como foi feito. É importante saber que informação foi tirada e se esta poderá ter um valor crucial para a Twitch e para os seus utilizadores.  

Texto escrito por Maria Ana Tojo