Falámos com a Directora de Marketing e Comunicação da Cerveja QUINAS, Maria João Pereira. Entre variadíssimos pontos, ficou claro que a Cerveja Quinas quer, num futuro próximo, ser a número três em Portugal: “O nosso objectivo de futuro é chegar à terceira posição”.
Maria João Pereira começou por destacar essa enorme vontade da Cerveja QUINAS se estabelecer no mercado como a ‘terceira’ cerveja portuguesa: “Nós sempre estabelecemos a ambição de ser o terceiro player. Obviamente, não pomos em causa as marcas que já existem no mercado, mas queremos ser uma opção tão válida como elas”.
O nome QUINAS é forte e a escolha bem pensada: “Nós somos uma cerveja 100% portuguesa e, com este ADN, tínhamos, obrigatoriamente, de escolher um nome que representasse isso mesmo. A palavra QUINAS é forte e sonante, para não falar de que é um elemento da nossa bandeira. Nesse sentido, acreditamos que o nome e a identidade serão vitais para a construção e implementação da nossa marca no mercado nacional”.
Sim, porque a QUINAS já exportavapara as comunidades portuguesas no estrangeiro: “EUA, França e Suíça foram os primeiros mercados em que entrámos com força”. Mas, Maria João Pereira explica que, a partir de 2020, houve uma grande vontade de apostar no mercado nacional. E, embora tenha consciência da dificuldade, a Directora de Marketing e Comunicação relembra que “o objectivo futuro é chegar à terceira posição. Obviamente que isso demora tempo, sobretudo tendo em conta o ano cheio de incertezas que estamos a atravessar. Ainda assim, vamos encontrar novas estratégias para que o próximo ano seja muito melhor. Um dos grandes objectivos para 2021 é aumentar a presença nas grandes cadeias de distribuição”.
Para chegar a estes objectivos há várias estratégias. No caso da QUINAS, uma aposta forte no online: “Estamos a trabalhar muito o digital que nos ajuda a chegar ao consumidor. Neste momento, temos uma loja online própria para que, qualquer pessoa, em qualquer lado, possa comprar QUINAS”.
Se a aposta no digital faz a cerveja QUINAS chegar a mais gente, a aposta no futebol não fica atrás. Neste momento a marca de cerveja portuguesa patrocina dois clubes de futebol. O Boavista e o Estrela da Amadora. A aposta no mundo desportivo, explica Maria João Pereira, pretende-se com o facto de haver “muito a associação entre a cerveja e o futebol. Penso que o desporto é importante para os consumidores de cerveja. No caso do Estrela da Amadora, fizemos essa aposta de patrocínio a pensar em alcançar um consumidor mais regional”.
No final, ainda tivemos tempo para conversar sobre as mudanças nos hábitos de consumo de cerveja em Portugal. Parece que a tradicional lager tem dado espaço às artesanais: “nós temos registado um crescimento no consumo da cerveja artesanal, mas mais em bares ou para acompanhamento de refeições nos restaurantes. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de produtos com preços muito distintos. No entanto, não há dúvida que o foco da QUINAS é a cerveja lager, a nossa gama artesanal é um complemento à marca e ao mercado”.
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