A voz da fadista portuguesa volta a percorrer o mundo na celebração do centenário do seu nascimento
Exaltada por David Mourão-Ferreira como “o heterónimo feminino de Portugal”, Amália Rodrigues é lembrada ao longo deste ano (e do próximo) através de inúmeras iniciativas que têm como epicentro a cidade de Lisboa, mas que se estendem ao mundo inteiro.
No seu registo consta o dia 23 de Julho de 1920 como dia do seu nascimento. No entanto, parecendo haver uma confusão com o dia exato, a própria definiu dia 1 de Julho como dia do seu aniversário.
Respeitando a sua vontade, as comemorações do seu centenário começam a 1 de Julho e contam com exposições, filmes, espetáculos de dança, conferências, colóquios e muito mais.
Destacamos a realização de um concerto evocativo do legado da artista na sede da UNESCO, em Paris, ainda com data a definir.
Comunica-nos ainda Ruy Vieira Nery que as marchas populares de Lisboa 2021 terão Amália Rodrigues como tema e que é esperada a presença de muita gente “com ou sem máscara”.
Aproveitemos este ano para recordar “a voz da alma portuguesa” que marcou o mundo inteiro.
Para consultar a programação completa das comemorações do centenário, clique aqui.